Cada espécie forrageira possui suas diferenças morfológicas e algumas particularidades, isso é decorrente da evolução durante milhares de anos, que resultaram na grande diversidade de características morfofisiológicas às exigências edáficas e climáticas, que são responsáveis pela determinação das aptidões, como resistência ao pastejo, exigências em fertilidade e textura do solo, etc. Desse modo, é essencial no planejamento e condução da produção considerar esses atributos citados. Tal conhecimento torna possível compreender a tolerância às intensidades de desfolhação e seus reflexos no desempenho e perenidade do pasto, permitindo então realizar o manejo correto quanto ao potencial de alongamento da espécie forrageira e estabelecimento vegetativo no sistema de produção. Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir: 1. O ciclo de crescimento de uma planta envolve os períodos vegetativo ou de transição – onde ocorre o alongamento de colmos – e reprodutivo. De acordo com esses períodos as plantas podem ser anuais ou bianuais somente. 2. Ao se referir ao conjunto de espécies de um mesmo gênero podemos usar apenas o epíteto específico. 3. Na classificação segundo o período de maior produção, gramíneas e leguminosas podem ser hibernais e estivais. 4. Todas as espécies da família Fabaceae somente desenvolvem nódulos na raiz principal. 5. Em leguminosas a raiz embrionária não é substituída pela raiz principal. 6. Espécies forrageiras que possuem rizomas, possuem necessariamente o hábito de crescimento rasteiro ou prostrado. 7. As gemas axilares estão presentes em todas as folhas de um perfilho. Essas gemas são responsáveis por originar novos perfilhos, sendo esses indivíduos mais vigorosos que os perfilhos que lhes deram origem. Com relação ao texto-base e as afirmativas apresentadas de 1 até 7, podemos dizer que estão corretas: Escolha uma: a. 3 e 5, apenas. b. 3 e 4, apenas. c. 1, 3 e 6, apenas. d. 1, 2 e 5, apenas. e. 2, 4 e 6, apenas.
Soluções para a tarefa
'3- Na classificação segundo o período de maior produção, gramíneas e leguminosas podem ser hibernais e estivais
5- Em leguminosas a raiz embrionária não é substituída pela raiz principal '
Resposta:
1- e) 3 e 5, apenas.
2- d) A adubação nitrogenada eleva a suculência das plantas forrageiras, uma vez que doses adequadas, adicionalmente com outros fatores, resulta no crescimento da planta, suas reservas energéticas são destinadas a formação de novas células e protoplasma, ao invés de utilizar os carboidratos no espessamento da parede celular.
3- b) I e IV, apenas.
4- e) Os solos são formados pela degradação de rochas. Estas decomposições podem ocorrer por degradação mecânica ou por degradação química, sendo que a degradação mecânica não acontece apenas por motivo de reações oxidativas.
5- e)
Os solos são formados pela degradação de rochas. Estas decomposições podem ocorrer por degradação mecânica ou por degradação química, sendo que a degradação mecânica não acontece apenas por motivo de reações oxidativas.
Explicação:
corrigido pelo AVA. 20/04/2022