Cada domínio fitogeográfico apresenta um tipo de vegetação predominante que o caracteriza. Todavia, muitas vezes também são encontradas "ilhas de vegetação", com características muito distintas desta vegetação conhecidas como Paisagens de Exceção. Segundo Ab´Saber (2003), estas "ilhas" de vegetação inseridas em área "core" de determinado domínio fitogeográfico são condicionadas por fatores de exceção locais, que podem ser de ordem litológica, hidrológica, topográfica e paleobotânica.
Analise os itens abaixo e depois responda.
I. Matas ciliares
II. Brejos de altitude (900-1000 m) que ocorrem em sertões secos.
III. Áreas com topografias ruiniformes como observada na Chapada dos Guimarães.
No Brasil são reconhecidas como "Paisagens de Exceção", segundo Ab´Saber (2003), o que se descreve em:
Alternativas:
a)
I apenas.
b)
II apenas.
c)
III apenas.
d)
II e III apenas.
e)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A resposta correta é a letra E) I, II e III.
Vegetação ciliar nada mais é do que a formação vegetal que fica localizada nas margens dos córregos, nos lagos, nas represas e também nas nascentes. Ela também é conhecida como mata de galeria ou mata de várzea.
Já o brejo de altitude são as áreas que ficam situadas em um perímetro de secas, geralmente elas são encontradas no interior do Nordeste do Brasil e são marcadas por um clima tropical úmido ou sub úmido fresco.
As áreas topográticas reuniformes nada mais são do que heranças de processos geológicos e também geomorfológicos, eles podem ser mais ou menos complexos, e se enquadram na categoria das paisagens de exceção.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Filosofia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás