História, perguntado por aninhaandarestepha, 1 ano atrás

cada cidade sumeriana possuia um governo proprio chefiado por um rei

Soluções para a tarefa

Respondido por marcelolanga
389
Inicialmente haviam sacerdotes que junto com um grupo escolhido por ele de anciões, faziam a parte política e religiosa das cidades. Depois de um tempo, com a alta competitividade das cidades sumérias, o poder passou a se concentrar na figura do patesi. Patesi passa a ser o cargo do monarca da cidade-estado e seu poder é hereditário. Porém, não havia uma união política entre as cidades-estado. Isso fez com que o império Sumério fosse derrotado pelos acádios.
Respondido por eduardospagnolo
1

Cada cidade sumeriana possuía um governante, chamado “Patesi”. Os sumérios viviam em uma sociedade formada por cidades-Estado.

Cidades Sumerianas e o Patesi

As cidades sumerianas eram cidades-Estado governadas pelo líder político-religioso denominado de "Patesi", ou seja, cada cidade possuía seu próprio governante com suas próprias leis que regiam a cidade conforme seus costumes.

O Patesi além de possuir poderes políticos também possuía grande influência no âmbito religioso e militar da sociedade suméria. Apesar de possuir poder absoluto sobre sua cidade-Estado, o líder era auxiliado por um grupo de anciões.

As cidades-Estados sumerianas possuíam características parecidas porém cada cidade-Estado possuía uma grande diversidade no que condizia com sua cultura, costumes, maneira de governo, etc.  

Saiba mais sobre "Cidade Sumeriana" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9611854
#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes