Português, perguntado por dudasouzA2007, 11 meses atrás

Cada cidadão é PLENAMENTE responsável pela agua.
A água potável não é FACILMENTE encontrada na natureza
Os ciclos da água devem funcionar NORMALMENTE
A água é distribuida DESIGUALMENTE sobre a Terra.

Observe os advérbios do exemplo e responda:

a) O que esses advérbios têm em comum?​

Soluções para a tarefa

Respondido por evelypinos
1

Resposta:

A água é um elemento essencial para a manutenção da vida: cerca de 80% do nosso organismo é composto por água; ela é responsável pelo transporte de nutrientes em nosso organismo; é um regulador de temperatura corporal; auxilia na eliminação de substâncias tóxicas durante o metabolismo; participa de todas as reações químicas no organismo humano; ela participa de todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção; auxilia na prevenção de doenças (cálculo renal, infecção urinária, etc.), ou seja, a água é vida.

Ver a questão

Resposta - Questão 2

a) Verdadeiro – Numa perspectiva global, a reutilização de água seria a alternativa mais adequada para prevenir a escassez desse recurso. Essa atitude aliada à redução do desperdício, eliminação da poluição dos cursos d’água e desenvolvimento de projetos para uma melhor distribuição de água, poderá proporcionar água de boa qualidade para grande parte da população.

b) Falso – Esse é um processo pode gerar custos elevados em determinadas regiões, sendo, portanto, inviável. Outro aspecto negativo dessa alternativa é que a retirada de água subterrânea em grandes quantidades desencadeia um desequilíbrio no ciclo natural da água.

c) Falso – Essa medida não prevenira a escassez de água, pois irá causar uma exploração exagerada em alguns cursos d’água.

d) Falso – A captação de águas pluviais (água da chuva) é uma boa alternativa no processo de preservação da água, no entanto, a questão solicita uma alternativa que possa ser estabelecida em âmbito global, e em algumas regiões essa medida não seria eficaz, pois existem lugares no planeta que apresentam índices pluviométricos baixíssimos.

e) Falso – Essa medida não contribuirá para a preservação da água do planeta, visto que irá gerar um fluxo de retirada de água muito grande de alguns rios.

Ver a questão

Resposta - Questão 3

a) Falso – A utilização de fertilizantes e os aterros sanitários são grandes responsáveis pela contaminação do lençol freático (água subterrânea); no processo de canalização dos córregos e rios, há a retirada da mata ciliar, esse fato prejudica a infiltração da água no solo, tornado o local propício para inundações; No entanto, o lançamento de gases poluentes não altera a umidade do solo.

b) Falso – O lançamento de gases poluentes não contamina o lençol freático; o lixo depositado na rua não diminui a umidade do solo; a construção de aterros sanitários não influencia de forma significativa nas enchentes e inundações.

c) Verdadeiro – A utilização de fertilizantes e os aterros sanitários são grandes responsáveis pela contaminação do lençol freático (água subterrânea), pois os líquidos gerados por eles infiltram no solo, alterando a composição química da água subterrânea; o desmatamento está diretamente ligado à diminuição da umidade do solo, esse processo retira a mata que armazena água; as enchentes e inundações são causadas em decorrência da impermeabilização do solo, que impossibilita a infiltração da água no solo.

d) Falso – O lançamento de lixo nas ruas pode contaminar as águas subterrâneas através do líquido gerado por ele no processo de decomposição, podendo atingir o lençol freático; o uso de fertilizantes não altera a umidade do solo; os aterros sanitários não são os principais responsáveis pelas enchentes e inundações.

e) Falso – A construção de barragens não modifica de forma significativa os lençóis freáticos; o uso de fertilizantes não diminui a umidade do solo; os aterros sanitários não são os principais responsáveis pelas enchentes e inundações.

Ver a questão

Resposta - Questão 4

a) Falso – A redução de áreas agricultáveis não irá interferir na disponibilidade de água no país.

b) Falso – As águas subterrâneas não se esgotarão, pois elas são parte integrante do ciclo natural das águas.

c) Falso – As grandes bacias hidrográficas e os maiores rios não serão escassos, pois a quantidade de água existentes nesses cursos d’água é enorme. Pode haver a redução de seu volume.

d) Falso – O país possui muitas reservas de água doce, portanto, não há necessidade de desanilizar a água do mar.

e) Verdadeiro – Uma crise de água em território brasileiro pode ser desencadeada pela intensa degradação dos mananciais, diminuindo seu volume e comprometendo a sua qualidade. Outro aspecto que pode contribuir para esse fato é o desperdício, pois o uso exagerado e desnecessário desse recurso natural tem como consequência uma diminuição no volume dos cursos d’água.

Ver a questão

Resposta - Questão 5

a) Falso – As atividades humanas causam modificações na quantidade e, principalmente, na qualidade das águas, pois os efluentes gerados alteram drasticamente a composição das águas, causando a poluição hídricas

Perguntas interessantes