cacique José Gabriel condorcanqui biografia pvf
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tupac Amaru II, era um próspero comerciante mestiço, descendente de Tupac Amaru I (último inca, executado pelos espanhóis no século XVI) e de criollos. Até os 12 anos foi educado pelo sacerdote criollo Antonio López de Sosa e, depois, no Colegio San Francisco de Borja, instituição educativa de Cusco, especializada na educação da nobreza inca, durante o período colonial, frequentada pelos filhos de caciques. Nessa época, Tupac Amaru II usava refinadas roupas hispânicas. Posteriormente, passaria a trajar-se como um nobre inca, acabando por ser excomungado da Igreja Católica.
José Gabriel Condorcanqui era uma grande exceção entre os indígenas da região. Estudara na Universidade de São Marcos, em Lima, onde tivera contato com os ideais iluministas e conhecera a história de Túpac Amaru, de quem se dizia descendente. Era um intermediário entre a população indígena e a hierarquia Espanhola - cobrando impostos em três povos cusqueños. Se revelou contra as injustiças sofridas pelos índios, como o aumento de impostos (o imposto por cabeça) e a brutalidade do trabalho forçado nas minas de Potosí.
Inspirado pelos ideais iluministas, Condorcanqui mudou seu nome para Túpac Amaru II e organizou um movimento de emancipação que contou com o apoio da elite criolla. Em pouco tempo, milhares de mestiços, indígenas, escravos e colonos empobrecidos decidiram não mais obedecer às exigências e tributos da Coroa Espanhola.
A popularização dos ideais da rebelião Túpac Amaru passou, assim, a representar uma ameaça real aos interesses do colonizador. O movimento foi então duramente combatido e esmagado em pouco tempo. Túpac Amaru II foi preso, sumariamente julgado pelas autoridades metropolitanas e, afinal, executado de maneira cruel.