Cabras evitam trabalho de crianças
Como três cabras e um bode podem tirar crianças do trabalho e evitar a fome?
Não é uma charada, mas um projeto social que entrega os animais, por empréstimo, a famílias pobres de cidades próximas a Feira de Santana, no interior da Bahia, onde há seca e fome. O clima seco facilita a criação de cabras.
Com o projeto Cabra-Escola, implantado nos cidades de Serrinha, Riachão do Jacuípe, Ichu e Nova Fátima, todas localizadas no agreste baiano, as famílias vão começar a ganhar seu próprio dinheiro, vendendo leite e carne, sem explorar as crianças.
Após trabalhar na lavoura, no corte, na confecção e na venda do sisal, as crianças de cinco a
15 anos começam a olhar para um futuro melhor.
Retiradas do trabalho com o sisal, onde se feriam freqüentemente, elas ganham o direito de manter os estudos, brincar e não se preocupar em levar dinheiro para casa.
O projeto Cabra-Escola ajuda cem famílias com filhos e sem dinheiro para sobreviver. Elas são cadastradas no MOC (Movimento de Organização Comunitária).
As famílias cuidam dos animais em suas pequenas propriedades com o objetivo de gerar renda (dinheiro).
17. Abaixo temos alguns dos fatos mais importantes presentes na reportagem:
I. A criação de um projeto social, chamado Cabra-Escola.
II. O trabalho das crianças na confecção do sisal.
III. As crianças deixam de trabalhar e passam a freqüentar a escola.
IV. As famílias recebem as cabras e aprendem a cuidar delas.
Para ordenar os fatos acima, na ordem em que acontecem, a seqüência adequada seria
(A) II, I, IV, III
(B) II, I, III, IV
(C) I, II, IV, III
(D) I, IV, II, III
Soluções para a tarefa
Para ordenar os fatos na ordem em que acontecem, a sequência adequada seria:
(D) I, IV, II, III
Explicação:
Na reportagem "Cabras evitam trabalho de crianças", o primeiro fato mencionado é a criação do projeto social Cabra-Escola, que consiste no empréstimo de cabras a famílias pobres do sertão da Bahia para que elas tenham uma renda sem precisar explorar as crianças.
O próximo fato é o recebimento das cabras e as instruções de como cuidar delas. Isso fica evidente em: "as famílias vão começar a ganhar seu próprio dinheiro, vendendo leite e carne".
A seguir é mencionado o trabalho das crianças na confecção do sisal: "Após trabalhar na lavoura, no corte, na confecção e na venda do sisal, as crianças de cinco a 15 anos [...]".
Por fim, fala-se que as crianças passam a frequentar a escola já que não precisam mais trabalhar na lavoura: "Retiradas do trabalho com o sisal [...] elas ganham o direito de manter os estudos, brincar e não se preocupar em levar dinheiro para casa".