CABELOS E DOR
MOMENTO 2 – VISÕES DE MUNDO NOS TEXTOS
1) Quais são os temas apresentados nos dois textos?
2) Os Textos I e II possuem alguma conexão? Qual?
3) No Texto I, pesquise as palavras consideradas desconhecidas ou cujo sentido lhe pareça estranho. Transcreva-as em seu caderno e busque os significados em dicionários impressos ou on-line.
4) O cabelo, do latim capĭ llus, é formado por pelos que crescem no couro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano). Nos Textos I e II, o cabelo é um elemento constante nas descrições dos narradores. Ele possui o mesmo significado (ou há diferenças) nas duas narrativas? Explique.
5) Há elemento(s) comum(ns) entre os textos? Quais? Identifique-os descrevendo em seu caderno.
6) Localize, no Texto I, o momento em que Bentinho narra as etapas sequenciais ao pentear os cabelos de Capitu.
a) Transcreva-as em seu caderno.
b) No trecho “[...] Não as fiz logo, nem assim depressa, como podem supor os cabeleireiros de ofício, mas devagar, devagarinho, saboreando pelo tato aqueles fios grossos, que eram parte dela [...]” intencionalmente alguns termos se repetem. Transcreva-os e explique qual foi a intenção do narrador ao criar esse efeito de sentido?
2 - O Texto I refere-se ao Capítulo XXXIII “O penteado” da obra de Machado de Assis. Narra o envolvimento de Bentinho, no instante em que penteia os cabelos de Capitu. O escritor descreve com riqueza e maestria a forma com que Bentinho se sente atraído pelo jogo de sedução de Capitu ao lhe pentear os cabelos. O Texto II mostra um relato (em terceira pessoa) sobre uma mulher que vai perdendo, aos poucos, os cabelos, devido ao tratamento do câncer.
5 - pois o elementos de referência é (o cabelo é visto de forma semelhante como símbolo de feminilidade).
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - O tema é o cabelo.
2 - O Texto I refere-se ao Capítulo XXXIII “O penteado” da obra de Machado de Assis. Narra o envolvimento de Bentinho, no instante em que penteia os cabelos de Capitu. O escritor descreve com riqueza e maestria a forma com que Bentinho se sente atraído pelo jogo de sedução de Capitu ao lhe pentear os cabelos. O Texto II mostra um relato (em terceira pessoa) sobre uma mulher que vai perdendo, aos poucos, os cabelos, devido ao tratamento do câncer.
3 - Desazo - Anular, apagar./ Espáduas - Parte superior do membro superior ou anterior, ombro./ Aurora - Mitologia romana: deusa do amanhecer. Nas histórias romanas, Aurora renovava-se todas as manhãs ao amanhecer e voava pelos céus anunciando a chegada do amanhecer./ Enfático - Enérgico, fervoroso./ Ninfa - Mitologia grega: divindade que habitava os bosques, rios, mulher jovem e esbelta./ Tétis - Mitologia grega: filha de Nereu, o Velho do Mar, e de Dóris. Divindade marinha e imortal. Possuía o dom da transformação. / Pagãs - Relativo ao paganismo, ao politeísmo, à religião que cultua vários deuses./ enxovalhada - Roupa que foi usada uma vez e ainda pode ser usada novamente; está simílima./ Derreou - Abaixar, descer./ Espaldar - Parte da cadeira usada para apoiar as costas./ Abrochou - Abotoar, apertar./ Ímpeto - Impulso, movimento inesperado./ Cálidas - Quente, calorosa./ Mofes - Zombar, ridicularizar./ Des Grieux - Personagem do romance Manon Lescaut (1731) de autoria do Abade Prévost ( 1697 - 1763 ). Des Grieux apaixona-se perdidamente por Manon Lescaut, que acaba perturbando definitivamente sua vida. Essa obra mostra uma paixão vulcânica, além dos princípios morais e dos interesses familiar e profissional.
4 - Portanto o texto I refere - se o cabelo que é usado como atrativo, objeto sedutor feminino, no qual a personagem Bentinho acabou se perdendo em devaneios ao pentear os cabelos de Capitu, e já o Texto II, a personagem se vê enfrentando, não somente, a perda de seus cabelos, mas também sua identidade feminina simbolizada por eles.
5 - pois o elementos de referência é (o cabelo é visto de forma semelhante como símbolo de feminilidade).
6 - a) “[…] dividi-os em duas porções iguais, para compor as duas tranças. Não as fiz logo, nem assim depressa, como podem supor os cabeleireiros de ofício, mas devagar, devagarinho, saboreando pelo tato aqueles fios grossos, que eram parte dela. O trabalho era atrapalhado, às vezes por desazo, outras de propósito para desfazer o feito e refazê-lo. Os dedos roçavam na nuca da pequena ou nas espáduas vestidas de chita, e a sensação era um deleite. Mas, enfim, os cabelos iam acabando, por mais que eu os quisesse intermináveis [...]”
6 - b) Os termos (intencionalmente) que se repetem são “devagar, devagarinho”, ou seja, ao pentear os cabelos de Capitu, Bentinho não tinha pressa, pois desejava manter por mais tempo o contato físico estabelecido entre eles.
7 - “Quando o corpo estava voltando ao normal, sentiu a perda do cabelo. Não eram uns fios que saíam no pente, ou que podiam ser vistos no travesseiro. Saíam aos tufos, no pente, na mão”.
8 - Pessoal.
9 - Pessoal.
10 - Pessoal.
11 - a) Após Bentinho pentear os cabelos de sua amiga, Capitu, ao invés de se olhar no espelho para ver seu penteado, escorregou propositalmente da cadeira e Bentinho teve que segurá-la de tal forma que seus rostos ficaram muito próximos, terminando no beijo.
11 - b) A reação de Capitu, segundo a narrativa, foi consentir o beijo.
12 - Texto I: Capitu: características dissimuladas, porém sutis, mostrando sedução por meio de gestos contidos./ Bentinho: Narrador personagem, ele possui características de um apaixonado, atencioso em relação a sua amiga de infância Capitu.
Texto II: Personagem feminina, uma mulher em uma jornada sensível sobre sua trajetória de vida, na luta contra um câncer.
13 - Pessoal.
Explicação:
9 - Pessoal.
10 - Pessoal.
11 - b) A reação de Capitu, segundo a narrativa, foi consentir o beijo.
1. Os temas apresentados nos dois textos são os cabelos.
Intertextualidade
O texto I, "O Penteado", de Machado de Assis, é o capítulo XXXIII de um dos seus principais romances, "Dom Casmurro".
O texto II, "Cabelos e Dor", de Mara Lucia David, é uma crônica elaborada com fins didaticos para estabelecer uma relação de intertextualidade com o texto I.
Apesar das diferenças estruturais entre os dois textos, eles compartilham como ponto em comum o mesmo tema principal, o cabelo.
Aprenda mais sobre intertextualidade: https://brainly.com.br/tarefa/24816358
2. Os textos I e II conectam-se ao utilizarem como pano de fundo para suas respectivas narrativas a simbologia do cabelo.
A simbologia do cabelo nos textos
No texto I, o cabelo surge como um artifício utilizado pela personagem feminina, Capitu, para enredar o personagem masculino, Bentinho.
No texto II, o processo de perda do cabelo é retratado em paralelo à luta de uma mulher contra o câncer.
Aprenda mais sobre interpretação de texto: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
3. No texto I, são palavras consideradas desconhecidas: espáduas, enxovalhada, derreou, cálidas, mofes, entre outras.
Variação linguística histórica
"Dom Casmurro", romance do qual foi extraído o texto I, é uma obra datada de 1899.
Em razão disso, a linguagem utilizada na narrativa é um pouco distante daquela que utilizamos nos dias de hoje.
É o que denominamos variação linguística histórica.
São exemplos de termos desconhecidos do texto I e seus respectivos significados:
- espáduas: ombros;
- enxovalhada: nem limpa, nem suja;
- derreou: abaixou;
- cálidas: quentes;
- mofes: zombes.
Aprenda mais sobre variações linguísticas: https://brainly.com.br/tarefa/5839074
4. Há diferenças no significado do cabelo nas duas narrativas quanto ao sentimento que ele provoca nas personagens que com ele interagem.
Diferenças entre os textos
No texto I, ao pentear os cabelos de Capitu, Bentinho sente-se seduzido, enredado, apaixonado.
No texto II, a relação da personagem com os seus cabelos, que caem mais a cada dia, é de falta de vaidade e perda de autoestima.
Aprenda mais sobre interpretação de texto: https://brainly.com.br/tarefa/40693786
5. Ambos os textos, I e II, compartilham a ideia de que os cabelos estão relacionados à feminilidade das mulheres.
Exemplos extraídos do texto
No texto I, é uma passagem que exemplifica essa ideia:
- "Não pedi ao céu que eles fossem tão longos como os da Aurora, porque não conhecia ainda esta divindade que os velhos poetas me apresentaram depois; mas, desejei penteá-los por todos os séculos dos séculos, tecer duas tranças que pudessem envolver o infinito por um número inominável de vezes. Se isto vos parecer enfático, desgraçado leitor, é que nunca penteastes uma pequena, nunca pusestes as mãos adolescentes na jovem cabeça de uma ninfa… Uma ninfa!"
No texto II, são passagens que exemplificam essa ideia:
- "Esperava por um pequeno milagre, que nada aconteceria com o cabelo que adorava. Cuidava muito bem dele, era do que mais gostava em si. Cabelo preto como a asa da graúna, fio grosso (mais fácil de ficar assentado), brilhante, sedoso."
- "Olhando-se no espelho, ela não entendeu como algumas pessoas fazem essa opção. Sentiu-se desprovida de toda sua feminilidade, de sua identidade."
Aprenda mais sobre interpretação de texto: https://brainly.com.br/tarefa/20529103
6.
Item A
Bentinho descreve o procedimento que adotou ao pentear os cabelos de Capitu na seguinte passagem:
- " (...) dividi-os em duas porções iguais, para compor as duas tranças. Não as fiz logo, nem assim depressa, como podem supor os cabeleireiros de ofício, mas devagar, devagarinho, saboreando pelo tato aqueles fios grossos, que eram parte dela. O trabalho era atrapalhado, às vezes por desazo, outras de propósito para desfazer o feito e refazê-lo. Os dedos roçavam na nuca da pequena ou nas espáduas vestidas de chita, e a sensação era um deleite. Mas, enfim, os cabelos iam acabando, por mais que eu os quisesse intermináveis."
Item B
No trecho dado, em que Bentinho descreve o modo como penteava os cabelos de Capitu, há repetição de termos em "devagar, devagarinho".
A intenção do narrador-personagem ao fazer essa opção é enfatizar ao leitor a calma e a paciência com que realizava a ação descrita.
Aprenda mais sobre interpretação de texto: https://brainly.com.br/tarefa/31399112