Cabe então ao Estado o direito de legislar:
autorizar ou proibir tudo quanto pertença à
esfera da vida pública sem o direito de
intervir sobre a consciência dos governados."
(CIZOTO. Sonelise Auxiliadora: CARTONI,
Daniela Maria Etica, politica e sociedade
Londrina: Educacional S.A. 2016. p. 191.).
Com base no texto, assinale a alternativa
que apresenta os teóricos politicos ligados
ao surgimento do Iluminismo e ao debate
sobre o Estado
A Maquiavel. Hume e Hegel
B. Hobbes. Locke e Rousseau.
C. Hegel. Nietzsche e Sartre.
D. Rousseau Descartes e Agostinho.
E Locke, Hume e Kant.
Soluções para a tarefa
Sobre os teóricos políticos ligados ao surgimento do Iluminismo e ao debate sobre o Estado:
B. Hobbes. Locke e Rousseau.
Estudos a respeito do Estado aparecem pela primeira vez em 1513 com Nicolau Maquiavel, mas foi efetivamente com os contratualistas Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacques Rousseau que eles assumem formas mais complexas no que concerne a sua constituição e manutenção.
A origem do Estado tem basicamente duas grandes interpretações: a primeira é a natural que compreende ser o desenvolvimento inevitável dos grupamentos humanos, que buscando cooperação e benefícios coletivos e individuais recíprocos se associam, e a necessidade de organizar esse conjunto de pessoas promove naturalmente o Estado.
A segunda interpretação é a contratualista, que entende a sociedade como sendo fruto do resultado das decisões humanas, da razão humana, ou seja, se compreende que as pessoas decidiram viver em coletividade partilhando regras de convivência.
Rousseau é autor do Contrato Social, John Locke, contribui com a teoria do estado de natureza e vê este como um estado de paz instável e em Hobbes, a teoria dos direitos naturais, passa a ser responsável pela doutrina jurídica que funda os direitos humanos, ou seja, o jusnaturalismo moderno, superando a tradição dos direitos naturais antigos e medievais.
Bons estudos!
Rousseau. descartes. e Agostinho