Filosofia, perguntado por PericlesPasto, 10 meses atrás

ÇÃ: A ética cristã é composta por princípios que possuem como finalidade fazer com que os ensinamentos das igrejas se tornem padrões de ação na sociedade – isso quer dizer que os ensinamentos são padronizados para os relacionamentos e para a própria vida. Sendo assim, a ética cristã opera por meio de diversos pressupostos, instrumentos e conceitos – um dos maiores deles é a Bíblia: os fiéis a utilizam como guia para agir e se comportar. O indivíduo irá buscar viver sua vida levando em consideração os ensinamentos de Jesus, assim como seus mandamentos. As normas de conduta correta estarão sempre presentes neste indivíduo – por terem sido instituídas por Deus. A ética cristã se aplica a obediência à Cristo, não excluindo-se a razão, é claro. A ética cristã é também um mandamento, um ensino, isto é, são diretrizes, ao contrário dos costumes que são flexíveis e variáveis. Portanto, a ética cristã é normativa, pois tem como base as normas estabelecidas pelo Criador. Não sofre mudanças com o passar do tempo. A ideia fundamental é a de que é Deus que dá sentido à existência. A finalidade da vida humana é a felicidade, mas, devido ao fato de a vida terrena ser limitada e incompleta, essa felicidade não pode ser plenamente alcançada nesta vida. Ela só pode ser alcançada numa vida depois desta vida, em que a alma imortal vive eternamente no reino de Deus. A felicidade é precisamente esta comunhão eterna com Deus. Em princípio, este objetivo está ao alcance de todos os homens, uma vez que Deus os fez à sua imagem e semelhança, mas só aqueles que fizerem da imitação de Jesus Cristo um objetivo da sua vida e a dedicarem à oração e à prática da virtude, poderão aspirar à vida eterna. Os outros, claro, estão condenados à infelicidade eterna no Inferno. A felicidade eterna, portanto, não é algo a que se possa aspirar sem contrapartidas. Para poder alcançá-la, o homem tem de viver neste mundo uma vida moral e religiosa plena, na qual a prática do bem e a adoração a Deus têm um papel essencial. Assim, embora o objetivo último da vida só possa ser encontrado numa vida para além desta, esse objetivo projeta-se nesta vida e dá-lhe significado e valor, pelo que o Cristão, mesmo neste mundo, pode ter uma existência com sentido. ( A religião e o sentido da existênciaÁlvaro Nunes. Disponível em: <https://criticanarede.com/anunesareligiaoeosentidodaexistencia.html>. Acesso: 24 Ag. 2020).

O pensamento ético-cristão, nomeadamente em Agostinho e Tomás, retoma a ética platônico-aristotélica, mas a redimensiona no horizonte da compreensão bíblica. ► Considerando esse assunto, assinale a opção correta acerca da referida ética cristã. *

A)Virtude é uma questão de dever e, dessa forma, não possui relação com felicidade, visto que o cumprimento do dever é penoso para o homem, e a felicidade é um sentimento de contentamento pleno.

B)A justiça e a prudência são as virtudes supremas; além destas virtudes, que estão ao alcance do homem, não há outras.

C)A felicidade é o fim último do homem; e a virtude, o meio para o homem alcançar a felicidade. Além disso, a felicidade suprema pode ser alcançada nesta vida.

D)A felicidade consiste no prazer e no bem-estar material.

E)O homem é imagem e semelhança de Deus, dotado de inteligência, livre-arbítrio e de domínio sobre os seus atos. Ele abraçará não somente as virtudes naturais, mas também as virtudes sobrenaturais da graça, como fé, esperança e caridade.

Soluções para a tarefa

Respondido por anabcarvalho40
2

Resposta:

acrediti que seja a letra E

Perguntas interessantes