História, perguntado por Outklynn2302, 10 meses atrás

c) Vocês acreditam que o desenho do códice expressa a crítica feita no texto por Kenneth Maxwell? Justifiquem sua resposta.
Resposta b) A iluminura representa um contato amistoso. c) Resposta pessoal. A iluminura de Sahagún ilustra a chegada dos espanhóis com seus objetos e animais como se trou xerem benefícios para as populações nativas, ou, ainda, uma espécie de "moeda de troca", já que eles conversam pacificamente com os indigenas. O texto de Kenneth Maxwell, ao contrário, destaca as consequências negativas desse encontro para a população indigena, entre elas, o aumento da pecuária em detrimento da cultura agricola dos ame índios. Os bois, os carneiros e os porcos destruiram as plantações de milho, alimento mais importante para os povos nativos.

Soluções para a tarefa

Respondido por nilsonmoreira345445
56

b

Explicação:

Ailuminura representa um contato amistroso


ursinhabaka288: Gente eu preciso da resposta da C por favor
Respondido por priscilasm2
8

O desenho não expressa a crítica feita no texto por Kenneth Maxwell uma vez que no contexto é descrito como foi o resultado do contato dos europeus com os povos nativos e as consequências desta chegada.  Já o desenho de iluminura de Sahagún demonstra o retrato de um primeiro contato, de uma forma mais amistosa. Portanto, alternativa correta é a b.

Iluminura de Sahagún

A Iluminura de Bernardino Sahagún demonstra a Conquista hispânica, sendo criada em uma tinta sobre papel, mostrando a chegada em Vera Cruz e o encontro de Hernán Cortés com os nativos.

Complementando a questão com o texto:

O Códice Florentino é um conjunto de 12 livros produzidos sob a supervisão do frei espanhol Bernardino de Sahagún, entre 1540 e 1585. Ele reúne diversos textos e desenhos que descrevem a sociedade asteca antes e depois da chegada dos espanhóis. Comparem o texto e a iluminura a seguir para responder às questões.

Depois da conquista, ocorreu uma explosão populacional entre o gado, porcos, carneiros e cabras, os quais causaram grandes danos às plantações de milho indígenas, que não eram protegidas devido à falta de experiência com concorrentes pela subsistência. As medidas tomadas pela população indígena eram muitas vezes ineficazes. O sistema de valor dos conquistadores favorecia o gado.

Bois e carneiros eram protegidos pela lei, os costumes e o sentimento castelhanos. As leis que protegiam a pecuária na península Ibérica foram exportadas para o México e permitiam que o gado pastasse em propriedade alheia depois da colheita. E os animais destruidores eram, afinal, propriedade dos vitoriosos; a agricultura era província dos derrotados.

(MAXWELL, Kenneth. Morte e sobrevivência. Folha de S.Paulo, 11 ago. 2002. Caderno mais! p. 7.)

Para maiores informações sobre conquista hispânica, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/16343960

Bons estudos!

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes