c) Releia este trecho:
“O homem com que casara era um homem verdadeiro, os filhos que tivera eram filhos verdadeiros. Sua juventude anterior parecia-lhe estranha como uma doença de vida. Dela havia aos poucos emergido para descobrir que também sem a felicidade se vivia: abolindo-a, encontrara uma legião de pessoas, antes invisíveis, que viviam como quem trabalha – com persistência, continuidade, alegria”.
O trecho sugere que Ana, depois de casada, teve uma mudança em sua perspectiva de vida. Qual seria essa mudança? Por que, para Ana, sua juventude anterior parecia estranha “como uma doença de vida”? Justifique sua resposta com trechos do fragmento em destaque.
d) Conclua: Ana era feliz? Justifique sua resposta com elementos do texto.
02. Para Ana, em determinada hora do dia, “as árvores que plantara riam dela”.
a) Explique essa imagem de acordo com o contexto.
b) Qual é a reação de Ana nessa hora do dia? Por que ela reage dessa maneira? Justifique sua resposta com trechos do texto.
03. Sob o efeito da visão do cego, Ana entra no Jardim Botânico, que, simbolicamente, remete ao jardim do Éden, ou seja, ao paraíso onde Adão e Eva viveram, de acordo com a Bíblia.
a) Nesse local, ela tem diferentes experiências sensoriais. Dos cinco sentidos humanos, qual ou quais a protagonista experimenta diante desse cenário natural? Que sentimentos tais experiências despertam na protagonista? Justifique sua resposta com elementos do texto.
b) O que interrompe a fruição do jardim?
04. Qual é a relação que se pode estabelecer entre o título do conto, “Amor”, e o momento de epifania vivenciado pela personagem?
05. Em suas narrativas, Clarice Lispector explora de modo recorrente imagens, metáforas, antíteses e paradoxos surpreendentes. Releia este trecho:
“Mas com uma maldade de amante, parecia aceitar que da flor saísse o mosquito, que as vitórias-régias boiassem no escuro do lago. O cego pendia entre os frutos do Jardim Botânico.”
a) Nesse trecho, que imagem paradoxal é criada?
b) Que sentido há na imagem do cego entre os frutos do jardim?
06. Nesse conto, que se centra no universo psicológico e na consciência individual da personagem, há também uma dimensão social? Por quê?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação:
P ah pelo amor de Deus isso é muito fácil releia tudo de novo você vai achar poxa muito fácil eu aprendi isso na prova na prova ainda no meio da prova então aprende sua manhã daí m****
castrobeatriz239a:
osh aqui e lugar prós burros por isso que tô aqui procurando resposta
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Contabilidade,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás
Informática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás