C) Qual relação o sociólogo estabelece entre a ideia de fluidez e de modernidade? Por quê?
O fluído é mais imediato? Cite exemplos de ações que julga imediatistas na atualidade.
Soluções para a tarefa
Resposta: O conceito de modernidade líquida diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos.
A lógica do consumo entrou no lugar da lógica da moral, assim, as pessoas passaram a ser fortemente analisadas não pelo que elas são, mas pelo que elas compram. A ideia de compra também adentrou nas relações sociais, e as pessoas passaram a comprar afeto e atenção.
A modernidade líquida é ágil, pois ela acompanha a moda e o pensamento de época. A ciência, a técnica, a educação, a saúde, as relações humanas e tudo mais que foi criado pelo ser humano para compor a sociedade são submetidos à lógica capitalista de consumo.
Como exemplos de ações imediatistas, podemos observar: o sexo como mero objeto de prazer, e não como fator de reprodução; e o consumismo irracional como uma promessa de felicidade imposta pelo mundo capitalista.
Explicação:
Fluidez para o sociólogo Zygmunt Bauman seria uma metáfora para a modernidade, pois o teórico considerou que a passagem de tempos mais remotos para o tempo das "facilidades tecnológicas" teria sido muito danoso à medida que todos os aspectos da vida humana tornaram-se também supérfluos.
Portanto, o sólido remontaria aos tempos em que as relações humanas seria mais concretas e firmes, inclusive entre os homens e entre seus bens, ao contrário da era dos líquidos onde não mais se preza pela manutenção das coisas; ao dar defeito se troca, se adquire algo semelhante, assim seriam as coisas e assim seriam as relações.
Na atualidade o imediatismo é um grande problema, pois se tem pressa para tudo, a exemplo das trocas exageradas de aparelho celular fomentadas pelas facilidades de crédito.
Aprenda mais: brainly.com.br/tarefa/20836918
Bons estudos!