c) Qual é a diferença entre dança afro primitivo e afro contemporâneo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Brasil é fortemente influenciado pela cultura africana, tanto nas manifestações artísticas, quanto nas crenças. Nosso país é a segunda nação fora da África com a maior densidade populacional negra. Tal cultura influenciou não apenas o Brasil, mas vários países da América Latina e no mundo.
Dentre os vários ritmos originários das matrizes da cultura africana estão o samba, a roda de capoeira, o jazz, o frevo, a salsa cubana, a rumba, a lambada, o tango e os beats, que embalam as danças urbanas, também conhecidas como “Street dance”, que surgiu nos Estados Unidos, compondo um cenário de danças sociais na década de 80.
Existe uma diversidade de danças “afro-brasileiras” divinas ou profanas, ligadas a rituais e festas populares, reconhecidas como um dos pilares da estruturação cultural do país. Podem-se citar o maracatu rural, boi-bumbá, mestre-sala e porta-bandeira, candomblé, tambor de mina, maracatu, moçambique, coco alagoano e mais um infindável número de danças, ritmos e musicalidades. Alguns continuam sendo reconhecidos e catalogados.
As danças africanas e seus criadores, no universo das danças cênicas contemporâneas, têm como característica uma sintonia com a natureza e com a vida em geral. Percebe-se em documentos que citam o desenvolvimento da dança como manifestação artística que as danças africanas não são mencionadas até o aparecimento das danças modernas nos Estados Unidos, coincidindo com processos de independência de alguns países africanos e um reconhecimento daquelas sociedades significativas.
Natureza
Geralmente, quando se fala de dança cênica, está tudo muito concentrado nas raízes europeias. Entretanto, a nova dança africana se caracteriza por sua relação com a natureza e em tudo que ganha vida.
Discutir a mestiçagem é um grande problema no planeta; a maneira que se fala e se coloca também é uma problemática. Nota-se que não há leveza para abordar a identidade e as discussões têm aspecto de serem maiores que a simples distinção do étnico, que é mais explícita. Tanto é que o tempo histórico e o contexto sociopolítico já nomearam a dança negra como étnica, folclórica, primitiva, afro-primitiva, afro-brasileira, negra, afrodiaspórica e negra contemporânea, entre outras classificações.
Mesmo fazendo parte da urbanidade, essas danças ocupam as periferias ou as áreas rurais. Os movimentos específicos dessas manifestações artísticas imprimem valores gestuais e estéticos mostrados no pensamento heterogêneo das danças cênicas apresentadas em teatros, galerias de arte e ruas. que, de alguma forma, são difundidas também no cinema e na mídia em geral.
Apesar da amplitude na cultura negra e sua influência estar cada vez mais presente nas discussões do brasileiro, ainda é necessário um aprofundamento no que diz respeito à dança para que ela seja cada vez mais aceita.
Bailarino, coreógrafo e investigador cultural
espero ter ajudado ->-
dança afro contemporânea X dança afro primitiva
Dança afro primitiva:
estão normalmente ligadas ao desejo de que determinados eventos naturais acontecessem ou não, como por exemplo chuva para uma boa colheita, pedido de proteção contra predadores durante a caça
Dança Afro contemporânea:
é baseada em técnicas em que ritmo, pulso, senso de improvisação em grupo é forte energia de comunicação, estimula tanto o ritmo interno, que provoca o despertar de memórias étnicas e instintivas, estabelecendo uma ligação forte e ritual
Espero que tenha ajudado :)