c. Provocando a reflexão crítica do modelo de QVT adotado, os autores Medeiros e Ferreira (2011) identificam duas abordagens: a perspectiva assistencialista e a perspectiva preventiva. Descrevam qual dessas duas abordagens deve ser considerada no momento da elabo ração e implantação de ações de QVT para a empresa ”Bonitta” e por quê;
Soluções para a tarefa
Olá,
Acerca do modelo de QVT, para os autores Medeiros e Ferreira podemos conceituar a Perspectiva Assistencialista como aquela onde há um "kit QVT", pacote com soluções contra o estresse, que é implementado pela organização com o objetivo de proporcionar aumento da resistência psicológica e física de seus funcionários.
Como exemplo prático disso temos as palestras (destacando-se as motivacionais), massagens terapêuticas, Ioga, meditação e várias outras atividades com o intuito de conferir maior resiliência aos colaboradores.
Já a abordagem da Perspectiva Preventiva urgiu com o objetivo de atender ao que a perspectiva assistencialista não resolveu, ela compreende aos aspectos causais: as relações profissionais, condições da organização e do trabalho, experiências de mal-estar no trabalho e por aí vai.
O maior objetivo da Perspectiva Preventiva é combater o que pode causar o mal-estar no trabalho, a exemplo do uso da ergonomia e compreensão dos fatores que causam estresse e desgastes, revertendo estes quadros.
Abraços!
Resposta:
Questão:
Provocando a reflexão crítica sobre os modelos de programas de QVT adotados pelas organizações, Medeiros e Ferreira (2011) identificam duas abordagens para a Qualidade de Vida no Trabalho: a assistencialista e a preventiva. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Resposta:
C) A principal diferença entre as duas abordagens é que a assistencialista visa a compensar o desgaste provocado pelo trabalho, e a preventiva, a acabar com o próprio desgaste.
Explicação:
Referente a Prova de Comportamento organizacional. Corrigida pelo AVA 2020