c) Pesquise os termos grifados no texto Il e seus significados. Qual a relação com a narrativa literária?
Soluções para a tarefa
Resposta:O texto literário retrata que desde o início da colonização brasileira os seres humanos que aqui viviam retratam dificuldades para zelar e para cuidar do bem coletivo uma vez que sempre buscava-se obter privilégios por meio de trapaças e demais formas ilegais.
O clientelismo no Brasil
São termos que retratam a situação apresentada:
Formas de compadrio - Alianças realizadas entre os indivíduos a fim de que esses pudessem se beneficiar mutuamente e inclusive, burlar leis para isso;
Práticas clientelistas - Troca de bens ou serviços para que uma figura pudesse obter poder político;
Mandonismo local - Exercício histórico do poder por estruturas oligárquicas.
Explicação: resposta de brendaisis
Sobre o texto "O patrimonialismo", a relação com as palavras grifadas com a narrativa literária é estrutura política desenvolvida no país, que acaba atrasando seu desenvolvimento, sendo elas:
- compadrio: favorecimento, proteção injusta;
- práticas patrimoniais: patrimonialismo, com o Estado sem distinções entre os limites do público do privado;
- clientelismo: relação de troca de favores entre cidadãos e políticos;
- mandonismos locais: coronelismo, grupos da elite local que assumem posições estatais (política, militar, etc), sem ordenamento jurídico que o designe.
Patrimonialismo
O Estado colonial português implantou o processo de outorga de títulos, terras e poder quase absoluto aos latifundiários da época, deixando para as gerações futuras uma prática de gestão política em que o governo não distinguia entre público e privado.
Assim, desde o período colonial (1500-1822), passando pelo período imperial (1822-1889), e até a República Velha (1889-1930), a confusão entre público e privado tornou-se natural.
Para mais informações sobre práticas políticas, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/52601205
#SPJ5