c) Liste as semelhanças e diferenças existentes entre as danças citadas em "a" e em "b". Lembre-se de destacar o espaço utilizado para as respectivas apresentações, o ritmo da música, a quantidade de componentes/participantes, os instrumentos, etc.
Soluções para a tarefa
Danças da região Nordeste: forró e xaxado
Danças da região Sul: chula e balainha
O forró é dançado em pares em posição de abraço fechado, com os parceiros de frente um para o outro, usando contato corporal total ou parcial. Dependendo do estilo de música tocada - baião, xote, xaxado, forró universitário ou eletrônico - a maneira de dançar também é alterada.
O forró é dançado ao som de vários gêneros musicais brasileiros tipicamente nordestinos, além do gênero musical forró, entre os quais destacam-se: o xote, o baião, o arrasta-pé, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e coco, e algumas vezes, o maracatu.
O forró é dançado em pares.
Instrumentos típicos: acordeão ("sanfona"), triângulo e zabumba
Xaxado é uma dança popular brasileira originada no Sertão de Pernambuco. Foi muito praticada no passado pelo cangaço da região, em celebração às suas vitórias.
É conhecido pelo nome de xaxado um ritmo e dança típicos do nordeste do Brasil, com raiz nos costumes do sertanejo local, originário das regiões do Pajeú e Moxotó no interior de Pernambuco e evidentes características extraídas das culturas indígenas. Seu nome é atribuído ao som onomatopaico que os dançarinos fazem com as alpercatas arrastadas no chão durante a dança, soando "xa-xa-xa".
Assim, hoje em dia o xaxado é executado aos pares, e os grupos dançam geralmente acompanhados por conjuntos de pífano, zabumba, triângulo e sanfona, apesar de originalmente o xaxado não possuir qualquer acompanhamento, sendo uma forma predominantemente vocal, com o som das alpercatas arrastadas no chão fazendo as vezes de instrumento de percussão, ditando o ritmo da dança.
O ritmo passou a ser dançado em casa de pessoas amigas, sendo incrementado pelos instrumentos sanfona, zabumba, fole de oito baixos e gaita de beicho, concedendo uma característica mais viva e ativa ao Xaxado.
A Chula é uma dança típica de Portugal, logo após levada para o Sul do Brasil, dançada em desafio, praticada preferencialmente por homens. A chula tem bastante semelhança com o Lundu sapateado, encontrado em outros estados brasileiros. A chula do Rio Grande do Sul vem da chula de Portugal.
Uma vara de madeira denominada lança e medindo cerca de 2 ou 3 metros de comprimento é colocada no chão, com dois ou três dançarinos dispostos em suas extremidades. Ao som da gaita gaúcha (sanfona), os dançarinos executam diferentes sapateados, avançando e recuando sobre o pedaço de madeira. Na qual dois bailarinos ( ou mais ) se confrontam, cada um desejando mostrar as suas qualidades coreográficas, através de gestuais movimentos e sapateados, de um e de outro lado de uma lança de madeira, colocada devidamente no chão.
Após cada sequência realizada, o outro dançarino deverá repeti-la e em seguida realizar uma nova sequência, geralmente mais complicada que a do seu parceiro. Assim, vencerá o dançarino que conseguir não perder o ritmo, e não encostar no pedaço de madeira e conseguir realizar a sequência coreográfica dançada como desafio pelo dançarino anterior.
Ritmo bastante marcado por um tambor conhecido por zabumba, por triângulo e chocalhos, originária do Alto Douro. O canto é acompanhado por rabecas, violas, sanfonas e percussão.
A balainha é uma dança da região litorânea dos Estados do Paraná e de Santa Catarina.
Também conhecida como Dança dos Arcos Floridos ou Jardineira, na balainha as dançarinas seguram um arco florido ao passo que realizam movimentos de dança chamados de “balainhas”. Os passos são muito parecidos com os da ciranda e apenas mulheres participam.
é desenvolvida com os pares de dançantes, cada um deles, sustentando um arco florido.
Atualmente usam vários instrumentos como: cordas, flauta, clarineta, teclados, baixo entre outros.
Espero ter ajudado : )