Saúde, perguntado por nandasouza548, 11 meses atrás

C.L.H., 17 anos, sexo feminino, deu entrada no pronto socorro de uma pequena cidade do interior do Rio de Janeiro. A jovem relatou ter sentido um mal estar súbito, e ficado inconsciente por aproximadamente 30 minutos. Ao exame clinico, a paciente apresentava glicemia capilar de 359 mg/dL, pressão arterial 100x80mmHg, relatou perda de peso, fraqueza, sonolência e nos últimos dias vem apresentando sede excessiva (polidipsia) e urinado com frequência (poliúria). Paciente não relatou febre, vômitos, perda de apetite e uso de medicamentos. A jovem foi internada para acompanhamento especializado, sendo solicitado uma série de exames, dentre eles alguns em caráter emergencial, como: glicose de jejum, anticorpos anti-insulina, anti-GAD e rotina de urina. Após algumas horas e mediante a positividade de tais exames, a suspeita diagnostica foi confirmada, Diabetes mellitus – tipo I. Diante de tais resultados, foi administrado tratamento adequado, e a paciente informada sobre a doença. A diabetes do tipo I é uma doença auto imune caracterizada pelo ataque do sistema imunológico, contra as células beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas, diante de tal agressão ocorre a falha na secreção de insulina, substância essencial para o controle da glicose no organismo. Seu tratamento é realizado através da administração de insulina, planejamento alimentar, físico e controle dos níveis de glicose no sangue.



Partindo desse pressuposto, analise as afirmativas a seguir:



I. A pesquisa de auto-anticorpos em suspeita de Diabetes mellitus tipo I, é realizada através da analise de anti-GAD, anti-ilhota–ICA e anti-insulina IAA.

II. A positividade do anti-corpo anti-insulina IAA é de aproximadamente 100% nos diabéticos com mais de 15 anos de diagnóstico.

III. Dada a etiologia autoimune da doença, a presença do anticorpo anti-ilhota ICA, é uma indicativa de atividade do Diabetes mellitus.

IV. Para análise laboratorial do anticorpo anti-GAD, utiliza-se a técnica de imunoprecipitação.

V. As técnicas de radioimunoensaio e ELISA, não são utilizadas no diagnóstico de Diabetes mellitus, a verificação dos anticorpos é realizado apenas pela técnica de imunoprecipitação.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:

Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

b.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

c.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

d.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

e.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por maryguim1968
2

Resposta:

A resposta correta é:

Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas..

Explicação:

Perguntas interessantes