C) Informações sobre marcos temporais relacionados ao patrimônio (origens, eventos históricos, tempo de existência, etc.).
Patrimônio: Cachoeira de Iauaretê
Soluções para a tarefa
Origens
Iauaretê pode ser traduzida como "cachoeira das onças", em nheengatu que é a língua ensinada pelos jesuítas aos indígenas.
Na mitologia dos povos indígenas como Tariano, os homens-onça habitavam o mundo quando surgiu Arcome, o ente criador dos indígenas. Arcome foi perseguido pelos homens-onça e, na fuga, caiu nas pedras e elas marcam o local das quedas, e ele se transformava em animais e deixava conhecimentos aos Tariano.
A Cachoeira de Iauaretê está localizada no Alto Rio Negro, distrito de Iauaretê, no município de São Gabriel da Cachoeira e é considerada um lugar sagrado pelos Povos Indígenas dos Rios Uaupés e Papurí no Estado do Amazonas .
Eventos Históricos e tempo de existência
As pedras da Cachoeira simbolizam episódios de guerras, perseguições, mortes e alianças descritos nos mitos indígenas. Para esses povos nesses locais ocorreu à criação da humanidade e dos seus descendentes e de tudo que existe, as plantas, os animais, dentre outros.
São documentados 17 pontos na Cachoeira que são considerados testemunhos fundamentais da fixação desses povos naquele território.
A Cachoeira do Iauaretê é também considerada o primeiro bem imaterial a ser inscrito no Livro dos Lugares e o oitavo patrimônio imaterial brasileiro.