Pedagogia, perguntado por paolag456, 1 ano atrás

c) Historicamente, o modelo industrial de formação profissionalizante – de tipo Taylorista/Fordista – foi o que mais influenciou o fazer pedagógico nas escolas no país após a década de 1940, como também, na constituição da profissão do pedagogo no Brasil. Cite mais de dois aspectos dessa influência e justifique sua resposta, dando exemplos desse modelo no interior da profissão

Soluções para a tarefa

Respondido por Moastos
2

A pedagogia taylorista-fordista propõe conteúdos que, fragmentados, organizam-se em seqüências rígidas, tendo por meta a uniformidade de respostas para procedimentos padronizados, separa os tempos de aprender teoricamente e de repetir procedimentos práticos, além de exercer um controle externo sobre o aluno.

Na escola, a seleção dos conteúdos era pautada por uma visão positivista de ciência, as áreas de conteúdo eram organizadas de modo rígido, com sequenciamento igualmente rígido, e os conteúdos eram organizados e repetidos de forma linear e fragmentada.

a)    Essa repetição era realizada através do método expositivo (aulas e demonstrações), combinado com a realização de cópias, ditados e exercícios.

b)    O fordismo demandava uma pedagogia que tinha por objetivo a uniformidade de respostas para procedimentos padronizados. A habilidade cognitiva fundamental era a memorização, valorizada como evidência da aprendizagem.

c)    O livro didático era o responsável pela qualidade do trabalho escolar.

A expressão desta fragmentação é a grade curricular, que distribui as diferentes disciplinas com suas cargas horárias por séries e turmas de forma aleatória, ficando por conta do aluno a reconstituição das relações que se estabelecem entre os diversos conteúdos disciplinares.

A estratégia de formação dos professores que promovem capacitação parcelarizada, por temas e disciplinas, tem como influencia:

a)    O agrupamento os profissionais por especialidade,

b)    E a falta da discussão sobre o trabalho pedagógico em sua totalidade.

c)    O livro didático é o protagonista no ensino, pois era visto como o responsável pela qualidade do trabalho escolar.

Perguntas interessantes