c) Explique por que a fibra muscular que você estimulou em grande quantidade durante o dia possui grandes quantidades de mitocôndria.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resumo
Uma das principais modificações ocorridas no organismo em decorrência do treinamento físico-esportivo envolvendo exercícios físicos de longa duração é o aumento na quantidade e qualidade funcional de mitocôndrias do tecido muscular esquelético. Não existe até o momento um mecanismo causal explicativo para esse fenômeno. A proposta a ser discutida neste ensaio é denominada por "hipótese do acoplamento elétrico-transcripcional". Segundo a mesma, modificações na atividade elétrica celular, principalmente de despolarização membranar, constituem-se em método de controle e regulação dos processos de biossíntese no organismo multicelular. Por exemplo, estudos que provocaram hiperpolarização artificial em células somáticas induziram diferenciação celular e supressão da proliferação, sendo que o contrário ocorreu com a despolarização. Ou seja, a despolarização celular durante o exercício físico devido a contração muscular intensa e constante pode ativar processos responsáveis por biossínteses e, possivelmente, duplicação de mitocôndria.
PALAVRAS-CHAVE:
Bioenergética; Bioeletricidade; Estresse oxidativo; Metabolismo; Resistência
Resposta:
Explicação:
- A melhora da capacidade aeróbica se dá por várias adaptações que entre estas o número e tamanho elevado das mitocôndrias. Com a divisão sistemática das mitocôndrias o número destas aumenta na fibra muscular variando de 5 a 10 vezes mais (o que se chama de aumento da densidade mitocondrial) e com o maior número de mitocôndrias na célula muscular, maior a capacidade oxidativa do músculo, ou seja, maior potencial aeróbio muscular. Com isso o aumento do desempenho das mitocôndrias também é observado em função do aumento enzimático oxidativo das mesmas quando em treinamento aeróbio (estimulação) prolongado.