C) Explique a importância da imprensa negra na organização dos movimentos de luta pela transformação da sociedade e de oposição as praticas racistas na Primeira República
Soluções para a tarefa
Resposta:
A grande verdade é que se pudesse, os oligarcas do café retomariam o regime de escravidão do país, mas era tarde demais. A imprensa negra foi fundamental para que o preconceito étnico fosse gradualmente combatido no Brasil.
Explicação: A impressa era uma forma de organização e propagação de ideias. Auxiliou grandes revoltas (como a grande greve de 1917) e também ajudou a combater descasos e desigualdades sociais, raciais e econômicas.
A imprensa negra era importante sobretudo como uma forma de dar voz a grupos socialmente e economicamente marginalizados, sendo um contraponto às publicações racistas que eram comuns na época.
De que maneira a imprensa negra combatia as ideias racistas?
A imprensa negra demonstrava na prática os equívocos das teorias racistas, já que demonstravam, por meio dos seus artigos, que havia intelectuais negros e que a sua produção cultural era muito poderosa, e só não tinha espaço na imprensa tradicional por conta da discriminação que estas pessoas sofriam. Ela também servia para difundir os diferentes aspectos e tradições da cultura afro-brasileira, sendo órgãos importantes para que diferentes ideias tivessem espaço na mídia nacional.
Mais sobre a República Velha em:
https://brainly.com.br/tarefa/20622229