C Coutinho e Domingues (2018) afirmam que dentre vários fatores que influenciam o comportamento do consumidor, os fatores sociais e culturuais são bem significativos, assim os grupos afetam diretamente no comportamento, seja positiva ou negativamente. Considere o seguinte caso hipotético: Guto trabalha no departamento de marketing de uma empresa e está responsável por identificar a quais grupos os seus clientes pertencem e quais possuem maior poder de influência sobre os mesmos. Com esta missão, ele identifica que uma parcela significativa de seus consumidores é influenciada por esportistas que são admirados pelas suas conquistas, com destaque para Ayrton Senna, Guga Kuerten e Neymar. COUTINHO, Fernanda G. A.; DOMINGUES, Deivison A. S. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Considerando a situação hipotética acima, é correto afirmar que, para os consumidores de Guto, estes esportistas representam um grupo (de): Alternativas Alternativa 1: Referência primária. Alternativa 2: Referência secundária. Alternativa 3: Dissociação. Alternativa 4: Aspiração. Alternativa 5: Virtual.
Soluções para a tarefa
Resposta:
2
Explicação:
Alternativa 2
Explicação:
Página 139 do livro. os grupos secundários “apresenta relações mais formais e impessoais, e ele não é um fim em si mesmo, mas um meio para que seus componentes atinjam fins externos ao grupo”, referindo-se aos grupos religiosos, associações profissionais etc. Ainda podemos classificar os grupos pelo grau de formalização. Eles podem ser formais, caracterizados pela existência de um conjunto de normas que irá regular esse grupo, norteando o comportamento individual; informais, em que não há muitas regras explícitas que regulem os participantes do grupo (MERLO; CERIBELI, 2014). Além dos grupos de referência, em que os indivíduos possuem pontos em comum, ainda podemos classificar os grupos pela relação existente entre os membros, podendo ter o grupo de aspiração e o grupo de dissociação. O grupo de aspiração é o “grupo ao qual a pessoa gostaria de pertencer. Se for impossível participar, ele se tornará um grupo simbólico para a pessoa”
(MOWEN; MINOR, 2003, p. 270). Já Merlo e Ceribeli (2014, p. 29) complementam descrevendo os grupos de aspiração como “grupos formados por pessoas admiradas pelo indivíduo, que se espelha no comportamento de seus membros”.