História, perguntado por simaosilassilvadapaz, 4 meses atrás

c) Como sdo separado periodos do
Antigo Egito?​

Soluções para a tarefa

Respondido por suzanaguimmaraes
2

A história do Egito antigo é dividida em dois períodos: Pré-dinástico, desde a formação das primeiras comunidades até a 1ª dinastia de faraós; e Dinástico, com três fases principais, Antigo, Médio e Novo Império.

Respondido por gaibiol
1

A história do Egito é dividida em 2 etapas: Pré-dinástico e Dinástico, com três fases principais, Antigo, Médio e Novo Império.

Pré-dinástico: Desde 5000 a.C, o Egito era habitado por povos que viviam em clãs, chamados nomos. Estes nomos eram independentes uns dos outros, mas cooperavam entre si quando tinham problemas em comum. Essas relações evoluíram e levaram a formação de dois reinos independentes:

Reino do Baixo Egito --> união dos nomos do Norte

Reino do Alto Egito --> união dos nomos do Sul

Por volta de 3220 a.C., esses dois reinos foram unificados por Menés, que se tornou o primeiro faraó, o governante absoluto do Egito, considerado um verdadeiro Deus na Terra. O faraó usava uma coroa dupla para demonstrar que era o rei do Alto e Baixo Egito. Menés fundou, assim, a primeira dinastia de faraós, finalizando o período Pré-dinastico.

Período dinástico: Foi durante o período dinástico que se deu o crescimento territorial, econômico e militar do Egito. Este período é dividido em:

Antigo Império: Durante o Antigo Império, os faraós conquistaram enormes poderes no campo religioso, militar e administrativo. Essa época foi conhecida como a época das pirâmides. O primeiro a criar uma pirâmide foi o rei Djezer e seu arquiteto Imhotep, em Sakara.

Médio Império: Representantes da nobreza de Tebas conseguiram reunir forças para acabar com as revoltas que abalavam o Egito. Essa cidade acabou tornando-se a capital do Império Egípcio. Dela surgiram novos faraós que governaram o império nos séculos seguintes. Durante o Médio Império, o Egito atingiu certa estabilidade política, crescimento econômico e florescimento artístico. Isso impulsionou a ampliação das fronteiras, levando a conquista militar da Núbia. Por volta de 1750 a.C., o Egito foi invadido pelos hicsos (povo nômade vindo do Oriente Médio), que se mostraram superiores aos egípcios em termos de técnicas militares. Dessa forma os invasores conseguiram dominar a região norte do Egito e estabelecer a capital em Ávaris.

Novo Império:  Os nobres de Tebas mais uma vez reuniram um exército e conseguiram expulsar os hicsos, restabelecendo a unidade política do Egito. Então começou um novo império. Os faraós usaram as técnicas militares aprendidas com os hicsos para organizar um exército permanente e lançá-lo na guerra de conquista. Como resultado, eles invadiram o Oriente Médio e ocuparam as cidades de Jerusalém, Damsko, Azul e Babilônia. As nações governadas tinham que pagar tributo ao faraó na forma de ouro, escravos, comida e artesanato. Foi nessa época que surgiram os faraós mais famosos, como Hatchepsut, Aknaton, Ramsés, o Grande, e assim por diante. A Rainha Hatchepsut governou o Egito, mesmo sendo mulher, e o governo não era ruim: ela construiu o extraordinário monumento conhecido hoje, mas após sua morte, seu nome foi apagado. Os egípcios não gostaram da ideia de serem governados por uma mulher.

espero ter ajudado!


gaibiol: se puder colocar como melhor resposta ficarei agradecido!
gaibiol: é um prazer sempre ajudar!
Perguntas interessantes