c) Como é chamado o Transcendente nas religiões monoteistas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Panenteísmo – vê o universo como pertencente a um deus onipotente e onipresente, que transcende; Substancial – sustenta que há uma única forma subjacente de deus e os deuses são formas dessa única substância.
Explicação:
Bons estudo amorr bjoo
Resposta:
As religiões surgem em diferentes regiões geográficas, inspiradas pelas histórias vividas pelos povos, pela arte, pela política, pelo pensamento filosófico de uma determinada época, e por tantas outras influências. Sendo assim, cada uma delas tem expressão própria de identidade.
Na religião, a transcendência é o aspecto da natureza e do poder de uma divindade que é totalmente independente do universo material, além de todas as leis físicas conhecidas. Essa qualidade é dada ao Transcendente, o Ser Supremo, também concebido com características peculiares e únicas. A experiência religiosa conduz as pessoas a reconhecer a existência de um ser transcendente (Deus, ser supremo, uma inteligência superior, energia, etc.).
Por outro lado, a qualidade de "Ser transcendente" é única e exclusivamente pertencente à Deus, que é o ser por excelência, ou seja, Deus está acima de qualquer outro ser, e não possui limites e nem barreiras algumas. O ser humano, pode até transcender (superar) algumas das suas limitações, porém não é transcendente, apenas Deus o é. Deus é onipotente, onisciente e onipresente.
A manifestação deste transcendente torna-se possível mediante uma experiência comunicável, sejam através de gestos, testemunhos, conversas, ritos, num movimento permanente dos seres no mundo. Essa manifestação no mundo da cultura apresenta-se de formas diferenciadas, uma vez que os sujeitos são iguais apenas no que se refere à espécie. Por outro lado, a experiência do transcendente ou a sua manifestação leva-nos a interiorizar valores que nos são legados pela experiência histórica da humanidade e pelas instituições portadoras desses valores: a família, a escola, a religião, entre outras.
Vimos que além de Deus, há divindades, entidades e santos, seres considerados pelas religiões como transcendentes também. Esses seres transcendentes são cultuados desde tempos remotos. O homem, em sua história, sempre buscou o transcendente. Essas religiões se manifestam de formas variadas, vimos que há as monoteístas (creem em um único Deus) e as politeístas (creem em vários deuses).
N
Explicação: