c) A 35°C qual das substâncias apresenta maior pressão de vapor?
d)Por que a temperatura de ebulição do álcool etílico é menor que a da água? Explique utili-
zando os conceitos das interações intermoleculares
E)Qual a relação entre a pressão atmosférica e a pressão de vapor ?
F) Explique por que a água entra em ebulição em temperaturas diferentes, dependendo da altitude do local em que se encontra
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
c) O Álcool etílico, visto que está mais próximo de se atingir seu ponto de ebulição do que a água.
d) O ponto de ebulição depende alguns fatores com massa do composto e principalmente de sua força molecular.
Nesse sentido, o álcool tem interações intermoleculares chamadas de forças de Wan der Waals em sua cadeia carbônica e pontes de hidrogênio em sua hidroxila (OH). Já a água pode realizar pontes de hidrogênio em toda estrutura. Em comparação, as forças de wan der waals são mais fracas que as pontes de hidrogênio e, visto que a água tem mais condições de realizar as pontes de hidrogênio, seu ponto de ebulição é maior que o do álcool.
e) A diferença entre elas é que a pressão atmosférica é a pressão exercida pelos gases da atmosfera sobre os corpos. Já a pressão de vapor é a pressão exercida por um composto que está vaporizando ao adquirir energia, deixando de ser liquido e passando a ser vapor, como uma água sendo esquentada no fogão. A relação entre eles é que, um composto só entra em ebulição quando sua pressão de vapor é maior que a pressão atmosfera.
f) A pressão atmosférica é variável pois depende da quantidade de gás que está acima de um corpo. Caso esteja num ponto alto, a quantidade de gás acima de um corpo é menor e, assim, a pressão atmosférica no local é menor. Dessa maneira, para que a água entre em ebulição, sua pressão de vapor deve ser maior que a pressão atmosférica local e, esta pode variar de acordo com a altitude. Então, é por isso que em lugares mais altos, a água ferve mais rápido que em lugares mais baixos.