Business Intelligence (BI) compreende um conjunto de soluções que envolvem aplicações, bancos de dados, metodologias, arquiteturas e ferramentas que permitem a transformação de dados brutos em informações gerenciais com o objetivo de fornecer subsídios para a tomada de decisão. Veja o seguinte caso: Descrição da imagem não disponível Considerando que os dados dos pedidos são armazenados no banco de dados da empresa, quais relatórios gerenciais uma ferramenta de BI poderia extrair para proporcionar a análise de vendas do negócio? Apresente três relatórios.
Soluções para a tarefa
1º Relatório do total de vendas durante um determinado período (semana, quinzena, mês).
2º Relatório de vendas dos produtos mais vendidos durante o mês.
3º Relatório de vendas dos produtos menos vendidos durante o mês.
Na prática, podemos afirmar que os softwares de gestão ou sistemas de gestão conseguem entregar esses tipos de relatórios para as organizações do comércio e demais prestadoras de serviços que desejam melhorar no que diz respeito ao gerenciamento empresarial como um todo.
Lute e conquiste os seus objetivos de vida!
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação:
Diversos relatórios gerenciais podem ser extraídos a partir da base de dados de venda dos pneus. Considerando os dados fornecidos nos pedidos, os seguintes relatórios gerenciais podem ser extraídos por uma ferramenta data mart:
Relatório sintético, agrupado por mês/ano, da quantidade dos modelos dos pneus vendidos por região (estado/cidade). Objetivo: identificar para quais regiões do país, utilizando o endereço do cliente como referência, a empresa vende mais ou menos pneus.
Relatório sintético, agrupado por categoria e por cliente, da quantidade de pneus vendidos em cada mês do ano em comparação com os mesmos meses do ano anterior. Objetivo: identificar se as vendas estão caindo ou subindo e quais os clientes responsáveis por isso.
Relatório sintético, agrupado por cliente e marca de pneus, da projeção de vendas para o próximo mês. Objetivo: identificar se há tendência de crescimento ou de diminuição de vendas, por cliente, por meio da análise das séries históricas das vendas.