Administração, perguntado por el7a7nareirabruna, 1 ano atrás

buscando elementos do trecho do texto e com base nas exigências do mercado de trabalho, descreva quais competências podem ser potencializadas tanto nos estudos quanto no trabalho, a partir dos hábitos indicados.? me ajudeeem por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por efltorres2eflt2
10
O mercado de trabalho pode ser compreendido como um mecanismo de oferta e procura, constituído pelas empresas e pelas oportunidades de trabalho. É também, o processo de atrair um conjunto de candidatos para um determinado cargo.
Segundo Mañas e Oliveira (2004, p. 193), “[…] atender à necessidade de uma pessoa ou grupo de pessoas não deixa de ser uma atividade de troca, implicando em uma negociação e conflito de idéias a respeito da troca em questão”. Isto significa que o mercado baseia-se na troca de produtos ou bens, visando atender as necessidades de ambos os lados, de maneira que todos saiam satisfeitos. 
O Mercado de trabalho sofre constantes mudanças, com elas são exigidas mais competências do profissional que deseja ingressar ou manter-se nele. Estas competências estão atreladas às características que as organizações possuem, adquiriras através dos avanços tecnológicos. 
Segundo Chiavenato (2005, p. 102), “o mercado de trabalho é dinâmico e sofre contínuas mudanças”. Elas acontecem pelo advento da globalização, que favorece os avanços tecnológicos e exigem à adaptação dos profissionais, favorecendo a competitividade entre as pessoas e as empresas. E para serem competitivos os profissionais precisam ter como características: agilidade, flexibilidade, proatividade, inovação e empreendedorismo, dentre outras. 
A partir das novas tecnologias é que se percebe que não somente as máquinas e equipamentos tornam-se obsoletos, as habilidades e competências também, por isso as pessoas buscam agregar novos conhecimentos para obter vantagem competitiva.
A vantagem competitiva são os pontos fortes do candidato em relação aos outros concorrentes. Algumas características consideradas vantagens competitivas são: habilidades profissionais, formação intelectual, experiências profissionais e principalmente, habilidades no relacionamento humano, já que as estruturas organizacionais, hoje em dia, são compostas por equipes. 
Além disso, as organizações estão delineando um novo perfil de funcionário, com características que são extremamente importantes para o novo contexto organizacional, como por exemplo, criatividade, iniciativa, visão de negócio, foco no cliente, espírito empreendedor, etc. 
Diante destas mudanças, ficou ainda mais difícil obter uma vaga no mercado de trabalho. A competitividade permite que as empresas realizem processos altamente criteriosos, pois a demanda é muito maior que a oferta. 
Para aumentar a empregabilidade, que segundo Minarelli (1995, p. 20) “é a capacidade de prestar serviços e de obter trabalho”, e conseqüentemente ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, os profissionais precisam ajustar suas habilidades e competências com o perfil que é exigido nas organizações. 
O termo empregabilidade, segundo Almeida (2006) baseia-se na recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. Quanto mais adaptado o profissional, maior sua empregabilidade.
O mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, busca profissionais com multiqualificação que envolve conhecimentos, habilidades e atitudes, com um perfil baseado nas competências adquiridas com o know-how, aperfeiçoado pelas experiências vividas no decorrer da sua trajetória.
A empregabilidade exige do profissional a busca constante pelo aprimoramento de seus conhecimentos, sendo esta uma exigência fundamental para se inserir no mercado de trabalho.
Após conhecer as exigências do mercado de trabalho, será apresentada a definição de competência profissional e os aspectos que favorecem o desenvolvimento de competências necessárias a todos os profissionais.
Perguntas interessantes