busca em seu livro didático de geografia ou na internet como se característica a distribuição de renda no Brasil e faça uma reflexão com essa "distribuição" atinge a população negra
Soluções para a tarefa
Resposta:
No último mês, foram divulgados os microdados da Pnad Contínua Anual, do IBGE, referentes ao ano de 2019. Diferentemente dos da Pnad Contínua Trimestral, em que os dados de rendimentos são relativos apenas ao universo do trabalho, aqueles trazem consigo informações a respeito de todas as fontes de rendimentos que um indivíduo pode vir a ter.
Tendo informação sobre todas as fontes de renda, é possível observar não só os níveis gerais, mas também a dinâmica de rendas provenientes, além do trabalho, de aposentadoria, programas sociais (Bolsa Família e BPC), seguro-desemprego e outros rendimentos[1]. O Gráfico 1 mostra a evolução, de 2012 a 2019, da média da renda domiciliar per capita agregada e por fonte[2].
Gráfico 1:
Entretanto, no que diz respeito a análises de rendimentos, mais importante que entender sua dinâmica global é compreender a maneira através da qual a renda distribui-se pela população. Uma forma de fazê-lo é segmentar a amostra a partir dos percentis da distribuição de renda aos quais se referem os diferentes indivíduos nela presentes. Desse modo, conseguimos focalizar nossa investigação e, portanto, torná-la mais acurada.
Nesse sentido, ao dividir a distribuição de renda por decis (isto é, em dez segmentos com a mesma quantidade de pessoas, das mais pobres às mais ricas), faz-se possível o cálculo não só das faixas de renda que determinam os diferentes percentis, mas também de suas médias, por exemplo. Com efeito, utilizando-se os rendimentos per capita de todas as fontes, a Tabela 1 demonstra tais cálculos para o ano de 2019, a preços médios do mesmo ano. A primeira coluna indica o decil, e a segunda e a terceira, os respectivos intervalos de renda e médias, nessa ordem.
Explicação:
Dessa maneira, repetindo a mesma análise desde 2012 a 2019, tornamo-nos capazes de observar a dinâmica da renda média per capita dos diferentes decis ao longo do tempo. Nesse aspecto, o Gráfico 2, que mostra a chamada Curva de Incidência, demonstra a variação, por decis, dos rendimentos de todas as fontes per capita[3] para quatro períodos: 2012 a 2014 (pré-crise); 2014 a 2016 (crise); 2016 a 2019 (pós-crise); e 2012 a 2019.