Português, perguntado por aghatavicensotto, 9 meses atrás

Bullying: O que é?
O bullying tem mobilizado autoridades de inúmeros países, incluindo o Brasil. O PROBLEMA atinge pessoas das mais diversas idades, especialmente crianças e adolescentes, e pode causar danos graves às VÍTIMAS. Em 2018, foi aprovado um projeto de lei que atribui às escolas a responsabilidade de prevenir e combater diversas formas de violência em seus meios, o que inclui o bullying. Essa MEDIDA é complementar a Lei de Combate ao Bullying, de 2015.

Definição de bullying

Bullying é um termo de origem inglesa, popularizado pelo professor de psicologia Dan Olweus. Em países como o Reino Unido e os Estados Unidos, alunos que intimidam alunos verbal e fisicamente são chamados de bullies (valentões). E é precisamente a essa PRÁTICA que se refere o termo bullying: gestos que intimidam e agridem pessoas tanto verbal quanto fisicamente. A PRÁTICA é deliberada e recorrente, ou seja, o agressor tem prazer em humilhar a vítima e volta a praticar inúmeras vezes. Os ATAQUES ocorrem sem motivo aparente. Existem também meios mais sutis de bullying, como isolar a vítima socialmente ou espalhar boatos sobre ela.
A vítima de bullying costuma ser uma pessoa com características que A diferenciam da maioria e A tornam mais vulnerável aos ataques. A PRÁTICA ocorre, portanto, por conta de uma relação desigual de poder entre o PERPETRADOR e a vítima. Outro problema é que as vítimas costumam ser pessoas com dificuldades de se impor e impedir as agressões. Por isso, muitas vezes elas sofrem em silêncio.

O que não é bullying?

Nem toda agressão pode ser chamada de bullying. Primeiro, o bullying geralmente ocorre entre pares (entre colegas de escola, de faculdade, de trabalho e outros). Além disso, brigas e discussões pontuais não são suficientes para caracterizar bullying, pois decorrem de outros motivos. Um exemplo clássico da prática – muito retratado em filmes infantis – é o que ocorre entre uma criança maior, mais velha e mais forte, contra uma criança menor, mais nova e mais fraca.
Como a criança menor não tem como se defender do “valentão”, ela sofre na mão dele. É obrigada a entregar seu dinheiro, suportar apelidos jocosos e levar surras. Com a Internet, surgiu o cyberbullying, ou seja, práticas de bullying por MEIOS virtuais, como nas redes sociais. Os agressores utilizam esses meios para difundir boatos sobre as vítimas, postar fotos e conteúdo que AS expõem indevidamente, entre outros.

Público espectador

Segundo Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educação da Unicamp, a presença de um público espectador é um dos elementos mais importantes para se caracterizar o bullying. Outras pessoas assistem às agressões. A reação DELAS é mista: MUITAS riem das agressões e não as consideram danosas; OUTRAS tomam as dores da vítima. Mas a MAIORIA, mesmo percebendo a violência, não confronta o agressor. O motivo disso pode ser o medo de ser a próxima vítima DELE (muito comum nas escolas).
Abaixo irei colocar as palavras em destaque no texto(maiúscula) e quero que vocês escrevam as referencias dessas palavras. vocês irão fazer isso com todas as palavras que eu colocar abaixo.
Exemplo: A palavra PROBLEMA a referência dela é BULLYING.
A) VÍTIMAS
B) MEDIDA
C) PRÁTICA
D) BULLYING
E) ATAQUES
F) ELA
G) A
H) ELAS
I) ELA
J) DELE
K) MEIOS
L) AS
M) DELAS
N) MUITAS
O) OUTRAS
P) MAIORIA
Q) DELE

Soluções para a tarefa

Respondido por kaikejuniordesauza17
0

Resposta:

acho q e vítima espero ter ajudado (*❛‿❛)→

Respondido por santosalessandrasc20
0

Resposta:

letra A eu acho nao sou muito boa

Perguntas interessantes