Bullying e uma palavra de origem inglesa adotada em muitos países para definir o desejo consciente e deliberado de expor outra pessoa e colocá-la sob tensão. Esta palavra é traduzida como agressividade ou violência, contudo, na maioria dos países onde esse fenômeno é estudado, emprega-se o termo em inglês (que significa valentão, tirano). No âmbito escolar é um assunto emergente. Dentre os artifícios que podem ser usados pelos profissionais da educação no combate ao bullying, nós temos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Nestes documentos, vemos que o professor pode (e deve) trabalhar conteúdos que proporcionem o respeito mútuo, a investigação e a solução de problemas. Com base em nossos estudos, vimos que o aluno idealmente deve adquirir essas capacidades na educação básica. Dessa forma, avalie as alternativas quanto ao caminho traçado pelos PCNs e assinale a correta. Alternativas Alternativa 1: O professor deve mobilizar apenas conhecimentos causais, para evitar qualquer tipo de problema com os alunos. Alternativa 2: Os conteúdos formais são a principal fonte de conhecimento, suficientes para levarem todos os alunos a resolverem problemas práticos e teóricos cada vez mais complexos. Alternativa 3: É preciso conhecer a realidade dos alunos e levá-los a identificar e resolver, a partir de análises cuidadosas, os problemas que permeiam seu contexto social e escolar. Alternativa 4: É preciso levar os alunos a resolverem problemas cada vez mais complexos, conhecendo a própria realidade e mobilizando apenas conhecimentos causais (causa e efeito). Alternativa 5: Em sua prática, o professor deve determinar e utilizar como fonte de conhecimento somente conteúdos "oficiais", do livro didático da série em que a criança ou adolescente está inserido.
Soluções para a tarefa
3: É preciso conhecer a realidade dos alunos e levá-los a identificar e resolver, a partir de análises cuidadosas, os problemas que permeiam seu contexto social e escolar.
O bullying é conceituado como um ato agressivo, seja de forma verbal ou física com outro indivíduo a respeito da sua diferença.
O bullying é um tema sério e que merece atenção, não somente da escola, mas da família do aluno.
Para trabalhar o bullying na escola, o professor precisa entender como é a vida desse aluno, para que assim, consiga resolver problemas os problemas com análises cuidadosas.
O bullying afeta diretamente o rendimento escolar do aluno, uma vez que o mesmo não se sente cômodo a realizar as atividades, bem como estudar para as provas.
Vale destacar que a pessoa que sofre com esse tipo de atitude têm tendências ao suicídio, além de sofrer com doenças como a depressão, ansiedade, etc.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Explicação: