História, perguntado por antoniojosima, 10 meses atrás

breve texto sobre a produção cul-
tural do Brasil na década de 1950, destacando
as principais inovações na música, no cinema
e no teatro.​

Soluções para a tarefa

Respondido por debora00o7
40

Resposta:O fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, alterou significativamente o cenário internacional, com a divisão do mundo em dois blocos político-militares liderados pelas duas superpotências emergentes: EUA e URSS. O Cruzeiro, n.27, 16 abr. 1960 esforço de ampliação da área de influência econômica, política e ideológica dos EUA implicou o estímulo à penetração da cultura norte-americana não só em países latino-americanos como o Brasil - na verdade, esse processo já se iniciara aqui desde os tempos da guerra, com o alinhamento do Brasil aos EUA -, mas também na Europa. Reforçado pela prosperidade econômica norte-americana no pós-guerra, difundia-se em todo o mundo ocidental um espírito de otimismo e de esperança, um novo modo de viver propiciado pela produção em massa de bens manufaturados de uso pessoal e doméstico.

Explicação:

Respondido por oilauri
0

Na década de 1950, o Brasil viveu uma forte expansão da produção cultural, com destaque para a música, cinema e teatro. Nesse período, foram introduzidas novas tendências e estilos musicais, como o samba-enredo e o bossa nova, além da produção de filmes nacionais de sucesso e a ascensão de importantes nomes do teatro brasileiro.

A produção cultural do Brasil na década de 1950

Na década de 1950, o Brasil vivenciou uma grande produção cultural, principalmente na música, no cinema e no teatro.

  • Na música, o país viu surgir o samba-canção, que misturava elementos da música popular brasileira com o ritmo do samba e letras mais românticas. O samba-canção foi popularizado por artistas como Dolores Duran e Carmen Miranda.
  • O rock and roll também começou a ganhar popularidade no Brasil nessa década, com a chegada de artistas como Elvis Presley e Chuck Berry.
  • No cinema, o país viu surgir o cinema novo, que foi marcado por uma produção mais independente e por uma abordagem mais realista e crítica. Filmes como "São Paulo, Sociedade Anônima" e "Rio, 40 Graus" foram marcos desse movimento.
  • No teatro, o país também viu surgir o teatro de revista, que misturava elementos do teatro, da música e do humor, e que foi popularizado por artistas como Grande Otelo e Nair Bello.

Saiba mais sobre a cultura brasileira na década de 1950 e 1960 em: https://brainly.com.br/tarefa/22722251

#SPJ2

Perguntas interessantes