Breve resumo sobre a vida do Max weber
Urgenteeee
Soluções para a tarefa
Resposta:Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo e destacado economista alemão. Suas grandes obras são, “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” e "Economia e Sociedade". Dedicou sua vida ao trabalho acadêmico, escrevendo sobres assuntos variados como o espírito do capitalismo e as religiões chinesas.
Max Weber nasceu em Erfurt, Turíngia, Alemanha, no dia 21 de abril de 1864. Filho de um jurista e político do Partido Liberal Nacional na época de Bismarck. Estudou nas universidades de Heidelberg, Berlim e Gotinga.
Explicação:
Resposta:
Nome Completo
Maximilian Carl Emil Weber
Quem foi (biografia resumida)
Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia.
Nascimento
Max Weber nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha) em 21 de abril de 1864.
Morte
Max Weber morreu na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de junho de 1920.
Principais realizações
- Estudos nos campos da economia, sociologia política, religião e administração pública.
- Prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes.
- Prestou consultoria à comissão que redigiu a Constituição de Weimar.
Principais obras
- A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903)
- Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921)
- Estudos de Metodologia (1922)
- História geral da economia (1923)
- Política como vocação (1919)
Frases
- "Regra é, antes de tudo gestão da vida cotidiana".
- "Não se teria jamais atingido o possível, se não se houvesse tentado o impossível".
- "Deus ajuda os que se ajudam".
Explicação:
Teoria
Max Weber tornou-se conhecido pela “Teoria dos Tipos Ideais”. Foi um grande renovador das Ciências Sociais em vários aspectos, inclusive na metodologia: diferente dos precursores da sociologia, Weber compreendia que o método dessas disciplinas não poderia ser uma mera imitação dos empregados para as ciências físicas e naturais, uma vez que nos estudos sociais estão presentes indivíduos com consciência, vontade e intenções que precisam ser compreendidos.
Max Weber criou então o método dos “Tipos Ideais”, que descrevem a intencionalidade dos agentes sociais mediante casos extremos, puros e isentos de ambiguidades, uma vez que tais casos não estariam condizentes com a realidade. Desse modo, estabeleceu os fundamentos do método de trabalho da “Sociologia Moderna”, uma base para se construir modelos teóricos centrados na análise e na discussão sobre conceitos rigorosos.
Ideias
Em termos gerais, Max Weber procurou compreender a inter-relação de todos os fatores que influíam para a construção de uma estrutura social, e em particular reivindicou a importância dos elementos culturais e a mentalidade coletiva na evolução histórica, contestando a exclusiva determinação econômica defendida por Marx e Engels.