BREVE APRESENTAÇÃO
O século XVIII é conhecido também como o século das luzes, pois foi nesse período que a Europa passou por uma série de mudanças no pensamento científico e filosófico, trazendo formas mais racionais de enxergar o mundo. Diversos pensadores desse período são influentes na física, matemática, história, política, na economia, etc. até os dias atuais.
O termo Iluminismo está ligado à ideia de luz da razão, já que nessa época novas ideias e descobertas estavam sendo desenvolvidas e estariam iluminando os caminhos do progresso. De fato, podemos definir o Iluminismo como um período da história europeia marcada pelo desenvolvimento da ciência e das liberdades humanas. Dentre essas mudanças podemos citar três grandes áreas: a ciência, a política e a economia.
No campo da ciência, a física e a matemática passam a ter um enorme valor. René Descartes aprofunda ainda mais o pensamento racional, pois para ele a existência do ser humano está conectada ao raciocínio lógico, o que pode ser sintetizado em sua famosa frase “Penso, logo existo”. Ele também foi o criador do plano cartesiano, aquele gráfico em forma de cruz usado em matemática que divide o plano em eixo x e eixo y. Essa representação mostra que para ele todo o universo pode ser traduzido em números.
Outro grande nome da ciência no período foi Isaac Newton, o “cara” da maçã. Segundo relatos, quando estava sentado embaixo de uma macieira, uma maçã caiu em sua cabeça e a partir daí ele desenvolveu uma hipótese de que havia uma força que puxava tudo para baixo e a isso deu o nome de gravidade. Newton é considerado o pai da física clássica, pois em seus estudos sobre o movimento dos objetos e da observação da natureza ele criou três grandes leis.
• 1a Lei de Newton (Lei da Inércia): todo corpo parado tende a permanecer parado até que algo o
empurre;
• 2a Lei de Newton (Lei da Dinâmica): a mudança de movimento é proporcional à força exercida;
• 3a Lei de Newton (Lei da Ação e Reação: toda ação sobre um objeto reflete uma ação contrária
com a mesma força.
As leis de Newton são na verdade a explicação lógica sobre como a natureza funciona e não há como
descumpri-las, pois são leis da natureza.
No campo da política podemos citar o francês Jean-Jacques Rousseau que escreveu uma obra influente para estudos posteriores chamado “O contrato social”. Nesse livro, ele afirma que a sociedade faz um acordo político com seus governantes, aceitando terem suas liberdades limitadas em troca de proteção contra a desordem que os pensadores da época chamariam de Estado de natureza. Rousseau afirmava também que o ser humano nasce bom e puro, mas que a sociedade o corrompe. A educação seria então o meio de evitar essa corrupção e levar aos jovens a verdade e a bondade.
Outro pensador da política foi o Barão de Montesquieu. Ele criticava o poder absolutista dos reis, que tinham o poder concentrado em suas mãos e isso deixava os governos bastante autoritários. Para evitar o autoritarismo, ele propôs que o poder fosse dividido em três instituições autônomas e com o mesmo nível de poder:
• Poder executivo: responsável por executar as leis;
• Poder legislativo: responsável por criar as leis;
• Poder judiciário: responsável por julgar quem desobedece às leis.
No campo econômico, temos alguns pensadores que defendiam a fisiocracia (governo da natureza).
Esses pensadores defendiam que a economia é algo natural e, portanto, não deveria haver interferência do Estado. Defendiam o seguinte lema: laissez faire, laissez passer (deixai fazer, deixai passar) que defende a liberdade comercial sobre tudo que for produzido.
Outro economista que ficou conhecido como o pai do liberalismo econômico é Adam Smith. Em seu livro A riqueza das nações ele afirmava que a riqueza de um país era medida pela quantidade de trabalho feito por todos os seus membros. Smith também defendia que o mercado era controlado por uma “mão invisível” regido pela lei da oferta e da procura em que quando há mais procura do que produção, o preço sobe e quando se aumenta a produção ou diminui a procura, o preço desce.
2. Relacione essa imagem ao tema estudado. *
Anexos:
cccg2110:
ja tem a resposta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
1A)Contrato social indica uma classe de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as pessoas a formarem Estados e/ou manterem a ordem social. Essa noção de contrato traz implícito que as pessoas abrem mão de certos direitos para um governo ou outra autoridade a fim de obter as vantagens da ordem social.
Explicação:
Dnd :)♠
Perguntas interessantes
Espanhol,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás