Breno é um estudante com síndrome de down que acaba de se matricular em uma escola de ensino médio. A instituição disponibiliza para breno um profissional de apoio, uma professora recém-formada em um curso de pedagogia, com especialização para o acompanhamento de alunos com necessidades educacionais especiais. Era a primeira vez que a professora-assistente acompanhava um aluno em sala de aula. Um pouco deslocada e tímida por estar em uma sala na presença de um professor regente, a professora-assistente sentou-se do lado de breno sem interagir muito com ele para não tirar-lhe a concentração. Como o aluno não demonstrou nenhuma dificuldade em acompanhar as aulas, a assistente limitou-se a acompanhar as anotações que breno fazia em seu caderno. Terminada a aula, o professor regente espera que os demais alunos deixem a sala para em seguida conversar com breno. O professor pergunta ao aluno se este havia gostado da aula e qual havia sido o seu aproveitamento em relação à matéria explanada. Para sua surpresa, a resposta de breno deixou constrangida a professora-assistente que permanecera ao lado do aluno até então. Professor, - disse o aluno - gostei muito de suas aulas e explicações. Apenas não gostei desta moça o tempo todo do meu lado e querendo ler tudo o que anotei! obviamente o arranjo realizado para a assistência em sala de aula de breno não foi satisfatório. Pensando, entretanto, que em algumas situações a presença de um profissional de apoio se faz realmente necessária, mesmo no caso de breno que aparentemente tem boa capacidade para acompanhar as matérias, como a escola poderia organizar esse tipo de prestação de serviços, de um modo mais satisfatório, tanto para o aluno quanto para os profissionais envolvidos?.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta:
Nesse processo, é extremamente importante que os adultos sejam apoiados em seus trabalhos com o aluno especial, e isso inclui o professor de educação regular e o professor de educação especial, bem como todos os outros funcionários e os próprios pais.
- À medida em que os professores e demais profissionais envolvidos adaptam a forma de ensino, o Breno pode aprender de forma muito mais fácil.
- Para ajudar a proteger Breno dar-lhe espaço e tempo para se recuperar, criando um local onde ele possa ir para fugir do estresse de seu ambiente atual e recuperar o controle.
- As transições podem ser desafiadoras para todos os alunos, especialmente para aqueles com habilidades sociais e emocionais mais atrasadas – e costumam ser o gatilho para um comportamento mais difícil de lidar, Um ambiente de aprendizagem inclusivo não é apenas importante para a alfabetização e para a harmonia na sala de aula, mas também é essencial para o bem-estar emocional dos alunos – e não só para aqueles com necessidades especiais e minorias, ou seja além de criar um ambiente bom para Breno ao ensinar a diversidade em uma sala de aula inclusiva, você está ajudando seus alunos a se tornarem cidadãos melhores, além de prepará-los para um mundo externo que é muito mais diverso e complexo do que eles podem imaginar.
Espero ter ajudado, curte a resposta pfv, bons estudos! ;)
Perguntas interessantes
Ed. Física,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Saúde,
6 meses atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás