História, perguntado por blackre9, 10 meses atrás

“Braudel conceitua esta primeira parte [o espaço] como a de uma história ‘quase imóvel’ [...]. Braudel, no entanto, segue descrevendo este tempo como caracterizado pelas ‘lentas transformações’, sem as quais o objeto estudado foge ao domínio do historiador. A quase imobilidade da geo-história está antes ligada a uma suposta ‘prisão de longa duração’ que a uma falta de transformação”. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a relação entre espaço e história no pensamento de Braudel, assinale a alternativa correta:

A
O pensamento de Braudel foi influente na medida em que defendia que o único fator que interfere na sociedade é o espaço.

B
As reflexões braudelianas sobre espaço consideravam que este atuava sobre a história, interagindo com outras esferas sociais.

C
Para Braudel, é a partir de Felipe II que podemos pensar no controle da ação humana sobre a geologia.

D
A narrativa histórica deve incluir a reflexão sobre espaço, de acordo com Braudel, incluindo-a nas reflexões históricas de curta duração.

E
O espaço deve ser considerado associado às grandes figuras históricas de seu tempo, para entender como este foi experimentado e vencido pelos grandes homens.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
5

b) As reflexões braudelianas sobre espaço consideravam que este atuava sobre a história, interagindo com outras esferas sociais.

De acordo com Braudel, o espaço corresponde a uma história quase móvel, em que é caracterizado por lentas transformações e alterações que devem ser consideradas para o estudo dos pesquisadores. Onde a geo-história apresenta imobilidade e se relaciona com uma espécie de “prisão de longa duração”.

Além disso, para Braudel, o espaço atuava sobre a história continuamente e interagia com as demais esferas sociais.

Bons estudos!

Perguntas interessantes