Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, juntos, formam o bloco político conhecido como BRICS. Formado em 2001, a acrônimo juntava países que eram vistos como em desenvolvimento e tinham em comum dois aspectos: população numerosa/mercado consumidor e bom desempenho econômico (cresciam rapidamente).
Todavia, com o passar dos anos, um dos países do grupo despontou economicamente na frente dos demais, este país é:
A. A Índia. Esse país do sul da Ásia tem atualmente a maior população do mundo e, por conta desse fator, atraiu nas últimas décadas um considerável número de empresas para si, se tornando assim a segunda maior economia do mundo.
B. A Rússia. Após o atentato das torres gêmeas, em 2001, os EUA passaram por forte crise econômica e política, o que permitiu que a Rússia, sendo uma potência atômica, avançasse sua influência política ao redor do mundo, desbancando os EUA inclusive no seu histórico "quintal", a América do Sul.
C. O Brasil. Por conta de sua riqueza natural e com a consolidação de novos parceiros econômicos por meio do BRICS, o país adentrou num forte momento de industrialização, passando a exportar cada vez mais produtos manufaturados e a urbanizar-se, vindo a se tornar a terceira maior economia do mundo.
D. A África do Sul. Com as vitórias alcançadas graças à influência dos BRICS nos organismos internacionais, a África do Sul conseguiu empréstimos e investiu fortemente no setor tecnológico e industrial, vindo a ser não somente a maior economia do continente africano, mas também de todo hemisfério sul.
E. A China. O país asiático mantém, desde os anos 1980, um elevado crescimento econômico. Com uma indústria forte e uma acelerada urbanização, a China tornou-se a segunda maior economia do mundo e, dentro do BRICS, uma economia incomparável a dos demais.
________________________________________
Resposta correta:
E. A China. O país asiático mantém, desde os anos 1980, um elevado crescimento econômico. Com uma indústria forte e uma acelerada urbanização, a China tornou-se a segunda maior economia do mundo e, dentro do BRICS, uma economia incomparável a dos demais.
Explicação:
A população da Índia é a maior do mundo e muitas empresas se instalaram no país nas últimas décadas, todavia o país não veio a tornar-se a segunda maior economia do mundo que, no caso, é a chinesa.
Após os atentados de 11 de setembro, não houve fragilização da geopolítica estadunidense e nem avanço geopolítico russo. Pelo contrário, os EUA iniciaram uma maior ofensiva tanto no Oriente Médio e na Ásia quanto na América do Sul, buscando ampliar e reconquistar áreas de influência.
Ainda que o BRICS representasse novas possibilidades para a geopolítica brasileira, o país não passou por um processo de industrialização, mas manteve sua economia no setor primário, ou seja, de commodities, passando a exportar cada vez mais para a China.
Por mais que a África do Sul tenha superado a Nigéria e o Egito e se tornado a maior economia do continente africano, não é verdade que o país seja a maior economia do hemisfério sul.
A China, de fato, é uma economia muito superior a dos demais países do BRICS, sendo seu valor total superior a dos demais países somados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
China
Explicação:
Perguntas interessantes