Brasil reduz investimento em ciência, enquanto mundo avança em 19% [...] Os dados são do novo Relatório de Ciência da Unesco¹, o órgão da ONU² para o progresso das ciências, educação e organização cultural. O documento é intitulado “A corrida contra o tempo por um desenvolvimento mais inteligente; resumo executivo e cenário brasileiro”, e aborda temas relacionados às ciências em todo o mundo. A partir dos modelos apresentados, chamam a atenção algumas questões relativas ao Brasil. [...] A porcentagem de investimento do PIB³ brasileiro em ciência (1,26%) é inferior à média mundial de 1,79%. Contrariando a tendência global, de 2014 para 2018, o país investiu porcentagem menor; 1,27% naquele ano. A América Latina como um todo seguiu tendência de redução nos investimentos em ciência. O continente foi de 0,73% para 0,66%. Em todo o mundo, destaque para países com economias avançadas e emergentes asiáticos. África do Sul e o Egito também impulsionaram o investimento em pesquisa. Partiram de 0,77% e 0,64% para 0,83% e 0,72% respectivamente. O Sudeste Asiático teve expansão de 2,03% para 2,13%, impulsionados especialmente por Tailândia e Vietnã. No Oriente Médio, os Emirados Árabes Unidos iniciaram uma forte expansão da ciência, que inclui o envio de uma sonda para Marte. O gasto do PIB do pequeno país em desenvolvimento foi de 0,69% para 1,30%. [...] *Vocabulário: ¹Unesco: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. ²ONU: Organização das Nações Unidas. ³PIB: Produto Interno Bruto. De acordo com esse texto, uma forma de o Estado investir em ciência seria direcionar mais recursos para a área (a) da agricultura e do agronegócio para fortificar a economia do país. (b) da educação básica e para as universidades públicas. (c) de infraestrutura e logística para garantir o escoamento de mercadorias. (d) de segurança e defesa para manter o país seguro de invasões.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
O texto trata do orçamento público brasileiro para a ciência, logo está correta a alternativa: (b) da educação básica e para as universidades públicas.
Ciência, educação e suas relações
A ciência no Brasil vem sofrendo cortes bastantes consideráveis, principalmente a partir de 2016. Isso se dá pois as instituições públicas de ensino no Brasil vem recebendo menos recursos. Estas se apresentam como as principais instituições geradoras de ciência no país, logo seu enfraquecimento significa dificultar a produção científica.
Por isso, uma forma do Estado brasileiro investir mais em ciência seria direcionar recursos à educação, desde o ensino básico, até o universitário.
Para saber mais sobre a importância da ciência, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/52400381
#SPJ2
Anexos:
luninhafemcel:
ata tendi ok
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Contabilidade,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás