Brasil possui um território muito extenso, o que contribui para que o país apresente grande diversidade climática. Essa diversidade se deve à influência dos fatores do tempo e do clima que estudamos anteriormente, com destaque para a latitude, a altitude e as massas de ar
No mapa a seguir podemos observar a localização do território brasileiro em relação às zonas climáticas terrestres, que estudamos no Módulo 7.
Mundo: zonas climáticas
Clique aqui, ou na imagem para realizar o download.
a. Quais paralelos principais cortam o Brasil?
b. O que isso nos diz a respeito da latitude em que o nosso país se encontra?
c. As temperaturas no Brasil tendem a ser baixas ou elevadas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Pode-se notar que a maior parte do país está no hemisfério Sul - ficam no hemisfério Norte apenas parte do Amazonas, de Roraima, do Amapá e do Pará. Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.
c) Por causa da Pressão atmosférica, em um lugar muito baixo a pressão é maior, ou seja a temperatura aumenta devido tanta pressão.. e em lugares altos não há muita pressão então tende a ser menos quente.
Explicação:
BONS ESTUDOS !!!
Resposta:
a. Linha do equador e trópico de Capricórnio.
b. Verifique se os alunos recordam o conceito de latitude, indicando que nosso país se encontra em baixas latitudes, por estar localizado próximo à linha do equador.
c. Verifique se os alunos compreenderam a ideia de que, quanto mais próximo da linha do equador, maior a insolação. Portanto, maiores as temperaturas.
Explicação:
coloca como melhor resposta pfv