Brasil, ao colocar os negros em uma condição de objeto que podia ser comprado e vendido, estruturava economicamente um sistema de alta lucratividade e racista, tornando-se o país importador principal de escravos nas Américas.
PORQUE
II - Legalizava-se oficialmente o período da escravidão, com uma mentalidade dos proprietários de escravos de que os negros poderiam ser utilizados à mercê de seus caprichos e funcionalidade no Estado brasileiro.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Selecione uma alternativa:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B
São verdadeiras mas a dois não justifica a um.
O período da escravidão, durante o Brasil Colonial, foi extremamente lucrativo para a Coroa Portuguesa, em função da alta demanda no mercado exterior, tornando-se uma sociedade lucrativa e racista (Ambas corretas, mas a II não justifica a I).
A assertiva I define que os negros eram mantidos em condições de compra e venda, o que alimentava ainda mais a sociedade racista, assim como gerava lucros para os senhores de engenho.
Todavia, embora a assertiva II também esteja correta, nota-se que não dialoga com a assertiva I, já que não busca a ideia de estarem à mercê dos caprichos do Estado, mas na verdade, de se tornar uma sociedade escravocrata e lucrativa com estes processos.
Mais sobre escravidão no Brasil Colonial: brainly.com.br/tarefa/35155207