Brandt e Brandt (2016, p. 2) realizaram uma pesquisa bibliográfica buscando resposta à seguinte questão: “a problemática da pobreza, envolvendo os aspectos econômicos e sociais podem interferir na evolução estrutural das famílias de crianças e adolescentes, sendo suficientes para levá-los à marginalização?” Ao final, os autores concluem que “as consequências geradas em razão da pobreza e da exclusão social são pontos preponderantes para a delinquência juvenil, pois quando crianças ou adolescentes são atingidos por alguns desses fatores, muitas vezes não encontram alternativas para sua proteção, restando apenas o refúgio da violência através da prática de atos infracionais para garantir a sua sobrevivência, sendo irreversível essa situação quando não são acompanhados pelos cuidados da família, bem como pela falta de assistência por parte da sociedade e Estado” (BRANDT; BRANDT, 2016, p. 18). Referência: BRANDT, L. M.; BRANDT, L. J. Delinquência juvenil: causas e consequências. XIII Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea & IX Mostra Internacional de Trabalhos Científicos. UNISC, 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidspp/article/download/15759/3662. Acesso em: 26/07/19. As conclusões da pesquisa mostram a pobreza como uma das causas da delinquência, unida a desestruturação das famílias e ao abandono por parte do Estado. Para os autores, crianças e adolescentes marginalizados vão por esse caminho por falta de alternativas, mas dão a impressão de que esta é uma escolha consciente. Reflita sobre o tema, considerando seus aprendizados na disciplina de Psicologia Social e identifique as afirmações que ajudam a objetivar o problema trabalhado em uma perspectiva socio-histórica. I. A pobreza leva à marginalização e esta leva à delinquência, assim somente com ações repressivas nas zonas pobres das cidades, é que se conseguirá acabar com a delinquência de crianças e adolescentes nas periferias. II. Para acaba
Soluções para a tarefa
Resposta:
Brandt e Brandt (2016, p. 2) realizaram uma pesquisa bibliográfica buscando resposta à seguinte questão: “a problemática da pobreza, envolvendo os aspectos econômicos e sociais podem interferir na evolução estrutural das famílias de crianças e adolescentes, sendo suficientes para levá-los à marginalização?” Ao final, os autores concluem que “as consequências geradas em razão da pobreza e da exclusão social são pontos preponderantes para a delinquência juvenil, pois quando crianças ou adolescentes são atingidos por alguns desses fatores, muitas vezes não encontram alternativas para sua proteção, restando apenas o refúgio da violência através da prática de atos infracionais para garantir a sua sobrevivência, sendo irreversível essa situação quando não são acompanhados pelos cuidados da família, bem como pela falta de assistência por parte da sociedade e Estado” (BRANDT; BRANDT, 2016, p. 18).
Referência:
BRANDT, L. M.; BRANDT, L. J. Delinquência juvenil: causas e consequências. XIII Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea & IX Mostra Internacional de Trabalhos Científicos. UNISC, 2016. Disponível em:
https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidspp/article/download/15759/3662. Acesso em: 26/07/19.
As conclusões da pesquisa mostram a pobreza como uma das causas da delinquência, unida a desestruturação das famílias e ao abandono por parte do Estado. Para os autores, crianças e adolescentes marginalizados vão por esse caminho por falta de alternativas, mas dão a impressão de que esta é uma escolha consciente.
Reflita sobre o tema, considerando seus aprendizados na disciplina de Psicologia Social e identifique as afirmações que ajudam a objetivar o problema trabalhado em uma perspectiva socio-histórica.
I. A pobreza leva à marginalização e esta leva à delinquência, assim somente com ações repressivas nas zonas pobres das cidades, é que se conseguirá acabar com a delinquência de crianças e adolescentes nas periferias.
II. Para acabar com a pobreza, é necessário entender toda a complexidade que envolve seu significado, pois além dos fatores econômicos estão presentes questões ligadas à educação, à família, à inclusão social, etc.
III. Existem relações de poder e de dominação que se beneficiam da pobreza, pois com ela é mais fácil subjugar o pobre e praticar ações repressivas, caso delinquam, sem buscar soluções de longo prazo.
IV. A delinquência tem poucas relações com a pobreza, pois apesar dos diversos programas que beneficiaram as categorias menos favorecidas, a delinquência não tem diminuído e continua sem solução.
Assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:
Incorreta .I, II.
Resposta Correta:
Correta .II, III.
Explicação:
mudanças sociais efetivas acontecem a partir do entendimento que o ser humano é sujeito na construção social, e esta se dá com todas as suas partes integradas.