Bourdieu distingue frequentemente três conjuntos de disposições e de estratégias de investimento escolar que seriam adotadas tendencialmente pelas classes populares, classes médias (ou pequena burguesia) e pelas elites, são elas:
I. As classes médias, ou pequena burguesia, tendem a investir pesada e sistematicamente na escolarização dos filhos. Esse comportamento se explica, ademais, pelas chances objetivamente superiores (em comparação com as classes populares) dos filhos das classes médias alcançarem o sucesso escolar.
II. As classes populares, pobre em capital econômico e cultural, tendem a investir de modo moderado no sistema de ensino. Esse investimento, relativamente baixo, se explica por várias razões, por exemplo, pela percepção, a partir das vivências acumuladas, de que as chances de sucesso são reduzidas.
III. As classes populares, pobre em capital econômico e cultural, tendem a investir pesado no sistema de ensino. Esse alto investimento se explica por várias razões, por exemplo, pela percepção, a partir das vivências acumuladas, de que a mobilidade social necessáriamente se efetiva por meio da escola.
IV. As elites econômicas e culturais investem pesadamente na escola, porém, de uma forma bem mais descontraída – “laxista”. Esse laxismo se deve, por um lado, ao fato de que o sucesso escolar no caso dessas famílias é tido como algo natural, que não depende de um grande esforço de mobilização familiar.
São corretas as alternativas:
I, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
I e IV.
Todas as alternativas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
A alternativa correta é: “I, II e IV.”
Explicação:
Perguntas interessantes