Bordignon e Gracindo (2006) afirmam que por meio da gestão ocorre a transformação das metas e objetivos educacionais em ações, concretizando as direções traçadas pelas políticas. Assim, a gestão não é entendida como uma atividade especificamente técnica, mas como um processo político-administrativo contextualizado, que por meio da prática social da educação passa a ser organizado, orientado e viabilizado. A partir de 1990, no Brasil, houve transformações nas formas de se pensar a gestão, determinados inclusive pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB n. 9.394/96) implantadas nas escolas. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Soluções para a tarefa
Acredito que esse seja o complemento da sua questão:
I- A perspectiva de gestão escolar atualmente se fundamenta em modelos hierarquizados e autoritários, como condições ideais para desenvolver as atividades, e garantir que as metas e os objetivos educacionais sejam atingidos.
PORQUE
II- Nas escolas, o modelo de gestão preconiza ações voltadas para a organização e a gestão da educação, com sistemas descentralizados e participativos, que facilitam a tendência da gestão horizontal.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BORDIGNON, G.; GRACINDO, R. V. Gestão da educação: o município e a escola. In. FERREIRA. N. S. C.; AGUIAR. M. A. da S. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2006.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Resposta Correta:
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Espero ter ajudado.