Biologia, perguntado por luquinhassti, 1 ano atrás

Booa noiitee Gente lindaaaa, preciso de um favorzinho. Eu comecei uma pesquisa de Biologia sobre o Tecido Muscular (Junto com suas subdivisões: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco), Mas quero uma ajudinha de vocês. Preciso fazer um trabalho sobre esse tecido e suas funções que tenha pelo menos 1 folha(frente e verso).Por favor, não copiem conteúdos de sites, pois se fosse assim, eu mesmo copiaria...

Obrigadooo espero respostas o mias rápido possível

Obrigadoooooooooooo ;D

Soluções para a tarefa

Respondido por andresaladucosta
0

Os tecidos musculares são de origem mesodérmica, situado entre a endoderme e a ectoderme e estão relacionados com a movimentação e locomoção do nosso corpo, com a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias. As células dos tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares, o seu citoplasma é rico em dois tipos de filamentos proteicos, são eles: actina e os de miosina, responsáveis pelas contrações e distensões das células musculares.

Quando um músculo é estimulado a se contrair, os filamentos de actina deslizam entre os filamentos de miosina. A célula diminui em tamanho, caracterizando assim a contração muscular.


Os tipos de tecido musculares

Há três tipos de tecido muscular: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso. Cada um deles tem características próprias, adequadas cada um a um papel diferente no organismo.

tecido muscular esquelético, possui em sua atividade, contração forte, rápida, descontinua e voluntária; 

O tecido muscular cardíaco, possui em sua atividade, contração forte, rápida, contínua e involuntária;

Já o tecido muscular liso, possui contração fraca, lenta e involuntária.


Tecido muscular estriado esquelético , constitui a maior parte da musculatura do corpo, formando assim o que conhecemos popularmente por "carne". Essa musculatura esta presa aos ossos e recobre totalmente o esqueleto, daí o motivo por ser chamada esquelético. Esse tipo de tecido apresenta contração que depende da vontade do individuo, ou seja, do tipo (voluntário). As longas fibras dos músculos esqueléticos são dotadas de muitos núcleos. Em suas células, no citoplasma, encontramos as miofibrilas,cada miofibrila corresponde a um conjunto tanto de miosina, quanto de actina. O modo que essas proteínas (actina e miosina) estão organizadas, originam bandas transversais que são características das células musculares estriadas, tanto esqueléticas como as cardíacas.

Os filamentos de miosina formam bandas escuras, que são chamadas de anisotrópicas (banda A), e os de actina, bandas claras, chamadas de isotrópicas (banda I). No centro de cada banda I aparece uma linha mais escura, chamada linha Z. O intervalo entre duas linhas Z consecutivas constitui o sarcômero que corresponde à unidade contrátil da célula muscular. No centro de cada banda A existe uma faixa mais clara, chamada banda H, visível nas células musculares relaxadas e que vai desaparecendo à medida que a contração muscular vai acontecendo.

Tecido muscular estriado cardíaco, apresentam miocitos (fibras musculares) com um ou dois núcleos em seu centro. Esse tecido se situa apenas no coração e independente da vontade do individuo, ocorre a contração muscular, ou seja (involuntária). São contrações do tipo vigorosa e rítmica. Não dependem de estimulo nervoso para iniciar uma contração, as contrações rítmicas do coração são geradas pelas células musculares cardíacas modificadas que estão localizadas abaixo do endocárdio ( tecido que reveste internamente o coração).

Tecido muscular liso ou não-estriado, as células do músculo liso não apresentam estriações, que são as características das células dos músculos cardíaco e esquelético. Por essa razão acredita-se que os filamentos de actina e miosina estejam arranjados em espiral dentro da fibra muscular lisa. Nas células do músculo liso a contração é involuntária e lenta. Você pode decidir quando lavar as suas mãos, mas não controla conscientemente os movimentos de seu estômago ou a contração de seu coração. Ocorre nas artérias, sendo responsável por sua contração; ocorre também no esôfago, no estômago e nos intestinos, sendo responsável pela peristalse nesses órgãos. Os movimentos peristálticos são contrações em ondas que deslocam o material alimentar dentro desses órgãos do sistema digestório.


(é isso, espero ter ajudado ... estudei exatamente isso no inicio agora do meu período e foi o que aprendi e tenho em meu caderno) Boa sorte!


luquinhassti: Muiiitoooooo obrigadoooooo, ajudou bastante
luquinhassti: affs, "Resumiu" de forma quase igual do site sobiologia...
andresaladucosta: ai é demais viu! tenho que rir ... da pro faça melhor!
Perguntas interessantes