bom- eu quero falar sobre feminismo, ter uma conversa. mas saiba o básico, que é, feminismo é a luta por direitos iguais de gênero.
Soluções para a tarefa
Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de gênero.
O feminismo indígena, feminismo lésbico e transfeminismo são exemplos de feminismos interseccionais. Feminismo radical: prega a abolição da ideia de gênero. Sendo assim, a socialização conforme o gênero traz embutidos em si todos os preconceitos, limitações e opressões que estruturalmente são impostas a cada gênero.
O feminismo desfaz a ideia incutida pela sociedade patriarcal que mulheres devem ser rivais entre si. No Brasil, temos uma situação alarmante, a violência contra a mulher ainda é muito forte.
A origem do pensamento machista é evidente desde a antiguidade, em Roma, e a partir da Revolução Francesa vem mudando de rumo. Por mais que o amadurecimento social já tenha mudado o pensamento antigo, ainda ocorrem inúmeros casos de machismo e, em grande parte, incluindo a violência.
Vivemos em uma sociedade considerada machista. Isso se manifesta em diversos problemas como a desigualdade de direitos entre homens e mulheres, altos índices de violência, assédio e estupro, objetificação da mulher, diferença salarial e muitos outros efeitos.
A desigualdade de gênero continua a ser um dos desafios mais urgentes que o mundo do trabalho enfrenta. As mulheres são substancialmente menos propensas do que os homens a participar do mercado de trabalho e, uma vez no mercado de trabalho, elas têm menor probabilidade do que os homens de encontrar emprego.