Bom diaa, preciso de um texto dissertativo sobre Síndrome de Wernicke-Korsakoff e O efeito do álcool no cérebro em desenvolvimento
Soluções para a tarefa
Síndrome de Wernicke-Korsakoff
Os danos causados pelo álcool no cérebro podem ser decorrentes tanto de causas diretamente ligadas ao uso de álcool como de fatores indiretos, como saúde geral debilitada ou doença hepática severa. A deficiência de tiamina, por exemplo, pode ser um desses fatores.
espero ter ajudado!!!!
Resposta:
Síndrome de Wernicke-Korsakoff
Os danos causados pelo álcool no cérebro podem ser decorrentes tanto de causas diretamente ligadas ao uso de álcool como de fatores indiretos, como saúde geral debilitada ou doença hepática severa. A deficiência de tiamina, por exemplo, pode ser um desses fatores.A tiamina, conhecida também com vitamina B1, é um nutriente importante para todos os órgãos e tecidos, incluindo o cérebro. Mais de 80% dos alcoolistas apresentam deficiência desse nutriente. Uma parcela dessas pessoas sofrerá consequências severas no cérebro tais como a Síndrome de Wernicke-Korsakoff. Trata-se de uma doença caracterizada por duas diferentes síndromes, uma de curta duração chamada Wernicke e outra permanente e bastante debilitante chamada Korsakoff. Os sintomas da Síndrome de Wernicke incluem confusão mental, paralisia dos nervos que movem os olhos e dificuldades de coordenação motora. Aproximadamente 80 a 90% desses pacientes manifestam a Síndrome de Korsakoff, caracterizada por perdas de memória anterógrada (eventos futuros) e de memória retrógrada (eventos passados) 1. A boa notícia fica por conta do fato de que a maioria dos alcoolistas que apresentam problemas cognitivos terão alguma melhora nas estruturas cerebrais a partir de 1 ano de abstinência do álcool.
Beber durante a gravidez pode implicar em uma ampla gama de agravos ao cérebro em desenvolvimento, afetando sua própria estrutura e os processos de aprendizagem e comportamentais do bebê. Dentre os efeitos mais graves que podem ocorrer, existe um apanhado de sintomas caracterizados como Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Crianças com SAF podem ter características faciais alteradas, e um cérebro com tamanho geralmente inferior do que a média de sua idade e com menor volume (microcefalia). A quantidade de neurônios também pode ser diminuída, implicando em problemas de aprendizagem e comportamentais a longo-prazo1.
Ainda não existe um remédio para reverter a SAF, e não beber durante a gravidez continua sendo a melhor forma de prevenção.