Bolcheviques versus Mencheviques Vladimir Ilitch Ulianov (1870-1924) conhecido como Lênin, passou, em 1887, pela dor de ter seu irmão mais velho preso e executado por ter participado de uma conspiração para assassinar o czar Alexandre III. A partir dali começou a participar de atividades revolucionárias radicais, que lhe renderam a deportação para a Sibéria, onde permaneceu por 5 anos (1895-1900). Depois disso circulou por várias cidades europeias, travando discussões com outros líderes socialistas e elaborando seu projeto de revolução. Para Lênin, o proletariado jamais chegaria ao socialismo sem ajuda. Uma vanguarda formada por intelectuais e organizada sob forma de um partido disciplinado guiaria o proletariado e o conduziria a uma vitória sobre o czarismo. No segundo congresso do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), realizado em 1903, a insistência de Lênin na importância do profissionalismo dos dirigentes dividiu os membros. Os seguidores de Lênin, que formavam a maioria, passaram a chamar-se bolcheviques (em russo, bolscintvó, maioria), enquanto a oposição era conhecida como menchevique (em russo, menscinstvó, minoria), cujos membros viriam a ser expulsos do partido em 1912. Os mencheviques consideravam que, diante do atraso da Rússia e da ausência de um proletariado urbano organizado, no país só seria possível uma revolução democrática e burguesa. Portanto, o proletariado deveria unir-se à burguesia liberal e promover a derrubada do regime czarista. Uma vez no poder, a burguesia garantiria o desenvolvimento do capitalismo e, a partir daí, a formação de um proletariado organizado. Para os bolcheviques, seria possível uma revolução que pusesse fim ao czarismo a partir de uma aliança entre proletários e camponeses. Ou seja, sem necessariamente estabelecer uma composição política com a burguesia.
2) De acordo com o texto acima, quem eram o mencheviques? * 5 pontos Sua resposta
3) De acordo com o texto acima, quem eram os bolcheviques? *
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Mencheviques, socialistas que queriam desenvolver o capitalismo e fazer uma lenta transição para o socialismo então comunismo.
Bolcheviques, mais extremistas, defendiam o fim da propriedade privada e uma revolução armada, indo diretamente para o sistema socialista.
Isso é o básico.
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
- Mencheviques: Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo.
- Bolcheviques: é o nome dado aos integrantes de um dos dois grupos que se formou a partir da divisão do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), fundado em 1898.
espero ter ajudado :)
Perguntas interessantes