Boa tarde! Tudo bem? Ajude está pobre aluna por favor.
As cidades da região norte
1. Quais mudanças a Zona Franca trouxe para Manaus? Cite os aspectos positivos e negativos delas (das mudanças).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Trouxe beneficios e maleficios
A Zona Franca de Manaus trouxe extrema industrialização da área, gerando muitos empregos e novas possibilidades, além de atrair investidores e muito dinheiro para a area, porem em contra partida fez com que o descuido com a natureza aumentasse por parte das grandes industrias que ali se alocaram.
Explicação:
espero ter ajudado
Olá, Boa tarde! Primeiro, iremos aprender sobre o que é a Zona Franca, logo, a História e o Objetivo, Aspectos positivos e negativos sobre a mudança.
O que é a Zona Franca?
R: A Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma zona industrial que está localizada no norte do país. Ela compreende uma área de 10 mil quilômetros quadrados. Embora grande parte esteja localizada na cidade de Manaus, no Amazonas, ela também abrange outros Estados brasileiros: Acre, Rondônia, Roraima e Amapá. O órgão responsável pela fiscalização e administração do local é a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).
História e o Objetivo.
R: A Zona Franca de Manaus é um modelo econômico de desenvolvimento que foi estabelecido na cidade de Manaus em 1967 pelo Decreto-Lei 288. No Brasil, esse período esteve impulsionado pela forte industrialização pelo qual o país estava passando depois do governo de Juscelino Kubitschek. Ainda no governo de Juscelino Kubistchek a Lei nº 3.173, de 6 de junho de 1957, criou uma Zona Franca na cidade de Manaus, que na verdade, somente foi efetivada 10 anos depois com o Decreto-Lei 288. Esse decreto alterou e regulamentou a Lei anterior e ainda, aumentou os limites para além da cidade de Manaus.
Dizia-se:
Art. 1º – É criada em Manaus, capital do Estado do Amazonas, uma zona franca para armazenamento ou depósito, guarda, conservação beneficiamento e retirada de mercadorias, artigos e produtos de qualquer natureza, provenientes do estrangeiro e destinados ao consumo interno da Amazônia, como dos países interessados, limítrofes do Brasil ou que sejam banhados por águas tributárias do rio Amazonas.
Art. 2º – O Govêrno Federal fará demarcar, nas imediações da cidade, à margem do rio Negro e em lugar que reuna condições de calado e acostagem satisfatórias, uma área de terras não inferior a duzentos hectares, onde ficará localizada a zona franca, com as instalações e serviços adequados ao seu funcionamento.
§ 1º – As terras destinadas à zona franca criada nesta lei serão obtidas por doação do Govêrno do Estado do Amazonas ou mediante desapropriação para fins de utilidade pública, na forma da legislação em vigor.
Aspectos Positivos e Negativos sobre a mudança:
Vantagens: Desenvolvimento comercial e econômico da região; mercadorias beneficiadas com incentivos fiscais; Taxas alfandegárias reduzidas; Benefícios para as empresas e indústrias; Geração de emprego e renda.
Desvantagens: Esgotamento econômico; Altos gastos do poder público; Dificuldade no escoamento de produtos.
Bons estudos e espero ter lhe ajudado!