Biologia, perguntado por f12345678f, 5 meses atrás

boa tarde !
poderia ajudar exercício abaixo favor

Diferencie os processos de Replicação, Transcrição e Tradução. Conceitue, esquematize e descreva
com detalhes os 3 processos.

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
0

Replicação (ou autoduplicação) e transcrição são como são chamadas as duas propriedades moleculares do DNA. Já a Tradução corresponde à etapa final da síntese de proteínas (que se inicia com uma transcrição). Todos esses 3 processos têm relação com o chamado código genético do DNA.

Por replicação, uma molécula de DNA (ou parte dela) pode formar 2 moléculas novas (os "DNA-filhos") e, possivelmente, idênticas à original (o "DNA-mãe"). Para isso, enzimas especiais presentes nas células promovem o rompimento das ligações de pontes de hidrogênio existentes entre as bases pareadas do "DNA-mãe" (adenina-timina e citosina-guanina) que tem suas 2 cadeias moleculares separadas. Imediatamente, nucleotídeos livres de DNA existentes nas células estabelecem novas ligações formando 2 novas cadeias moleculares novas para cada "DNA-filho". Como cada molécula nova de DNA fica com uma das cadeias moleculares do DNA antigo, dizemos que a replicação do DNA é semiconservativa. Podem ocorrem erros durante as muitas replicações (na sequência das bases ou no pareamento delas ) gerando moléculas um pouco diferentes dos DNA-mãe; esses erros são chamados de mutações que só são significativas quando transmitidos pela reprodução orgânica. A replicação de todo o DNA celular sempre acontece antes de qualquer processo de divisão (mitose ou meiose).

Por transcrição, parte de uma molécula de DNA é "copiada" formando uma molécula de RNA. Este processo também conta com o auxílio de enzimas especiais e nucleotídeos livres de RNA presentes nas células e que fazem a "equivalência" entre as bases de DNA e RNA (adenina-uracila, timina-adenina e citosina-guanina). Como as moléculas de RNA tem cadeia molecular simples, apenas uma das cadeias de DNA é usada para a transcrição. Para a síntese de proteínas, o RNA transcrito "copia" uma sequência específica de bases do DNA cromossômico, o gene, e recebe o nome de RNA mensageiro (RNAm).

Por tradução, entende-se a fabricação (síntese) de uma proteína (ou de um peptídeo, molécula menor) de acordo com as "informações" químicas (sequência das bases do DNA) contidas no gene e transcritas para os RNAm. Estas moléculas levam as informações até o local da síntese (ribossomos do citoplasma) e recebem os RNA transportadores de aminoácidos (RNAt). De acordo com cada sequência de 3 bases de RNAm (trincas ou códons), os RNAt trazem os aminoácidos correspondentes à essas sequências, através de anticódons (complementares aos códons). As ligações peptídicas entre os aminoácidos vão formando a cadeia molecular da proteína (ou do peptídio) e, quando a síntese termina, dizemos que o código genético do DNA foi traduzido.

Esquematizando em resumo:

DNA → (gene) -------------------------  RNAm --------------------------- Proteína

  ↓                      (transcrição)                              (tradução)

(replicação)                     ║ Síntese de proteínas

        ↓

ФDivisões celulares⊕

Obs.: para esquemas com ilustrações de cada processo, você pode pesquisar no Google imagens.

Espero ter ajudado.


f12345678f: muito obg
Perguntas interessantes