História, perguntado por francinedutraecard, 8 meses atrás

Boa tarde!!! podem me ajudar O cangaço é um dos fenômenos mais controversos da história nacional, geralmente categorizado na seguinte dualidade: ou criminosos assassinos ou heróis populares. [...] A origem humilde revestiu o banditismo dos cangaceiros de um “escudo ético” entre parte da população da época e também de hoje em dia. Também existem relatos de que eram pessoas bem-educadas, justas e com rigidez moral.

PIMENTEL, Matheus. A história do cangaço: mito, estética e banditismo no sertão. Nexo Jornal, 02 set. 2018. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2020

A despeito de seu caráter controverso, conforme afirma o texto-base, o cangaço possuía uma espécie de “escudo ético entre parte da população da época”. Tal “escudo ético” explica-se pelo fato de que:

A
o cangaço, apesar de sua natureza criminosa, possuía uma importante atuação social em locais relegados pelo Estado brasileiro.

B
os cangaceiros constituíam um importante braço do exército brasileiro, mesmo que muitas vezes cometessem ações criminosas.

C
o cangaço teve uma importante participação nos movimentos de resistência urbana, apoiando diversas greves operárias, por exemplo.

D
os cangaceiros foram uma das principais organizações sociais a apoiar o fim do regime monárquico e a instauração de um governo republicano.

E
os cangaceiros possuíam uma atuação violenta unicamente contra as autoridades brasileiras, poupando as camadas mais pobres de qualquer tipo de brutalidade.


Soluções para a tarefa

Respondido por giovannadantas2009
0

Resposta:

acho que é d

Explicação:

espero ter ajudado

Respondido por EduardoPLopes
7

É correta a alternativa A. O "escudo ético" do Cangaço era a ideia de que, apesar de criminosos, dividiam com a população parte daquilo que roubavam.

Além disto, as vítimas mais frequentes dos seus roubos, os latifundiários, eram em grande medida detestados pela parte mais pobre da população (os camponeses) que eram explorados por eles, de modo que a violência do cangaço era relativizada pela população por ser realizada contra pessoas das quais não gostavam.

E é falsa pois, apesar da mitologia que envolve a figura dos cangaceiros, é inegável que, de propósito ou não, pessoas pobres acabavam morrendo por causa de suas ações.

Perguntas interessantes