Boa tarde gente poderiam me ajudar com este trabalho de português
Poema de Carlos Drummond De Andrade
*No Meio do Caminho
*Quadrilha
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No Meio do Caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
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Quadrilha
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
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Responda as seguintes questões :
1º-Analise a construção dos três primeiros versos de Quadrilha.
como eles são sintaticamente? o que pode configurar esta construção sintática?
2º-Alguma coisa no poema tem semelhança a dança quadrilha?
3º-Analise agora, sintaticamente, a segunda parte do poema - começando por "João foi para os Estados Unidos".
a) Que tipo de orações predomina? isso tem alguma importância?
b) "L171 casou com J. Pinto Fernandes". O que indica esse casamento com um sobrenome, já que não sabemos o primeiro nome?
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Soluções para a tarefa
1. Sintaticamente todos os versos apresentam orações subordinadas (que amava Raimundo / que amava Maria / que amava Joaquim / que amava Lili /que não amava ninguém).
Essa construção pode configurar a dependência que cada pessoa tinha da outra.
2. Sim, a própria temática do poema lembra a dança da quadrilha. Tal qual a dança da quadrilha, em que os casais costumam trocar de par, no poema cada pessoa é amada por uma, mas ama outra.
3.
a) Predominam orações coordenadas (independentes).
Isso é importante para enfatizar a separação entre as pessoas: cada uma teve seu destino, independente do outro.
b) A ocultação do primeiro nome, dando ênfase ao sobrenome, pode demonstrar que foi um casamento sem amor, apenas por interesse, pelo sobrenome da família.